Vírus que Atacam Smartphones com Android

Aprenda como cuidar de seu celular.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Celular, Tecnologia

O sistema operacional para smartphones desenvolvido pela gigante Google, o Android, é muito popular nos dias de hoje, ultrapassando o IOS, sistema da Apple, em lugares como a maioria dos países europeus. Ele é considerado um sistema intuitivo, bonito, eficiente e rápido, e como está presente na grande maioria dos verdadeiros rivais do iPhone, formou-se quase que um culto ao redor da marca, com venda de bonequinhos do mascote do Android e mais.

vírus de smartphone

Porém, o sistema tem um defeito gravíssimo que é potencializado por sua popularidade: Ele não é seguro contra vírus. Os dispositivos que usam o sistema Android são os principais alvos dos piratas da informática que querem roubar informações ou até mesmo controlar seu celular através de malwares, programas maliciosos que são instalados no seu smartphone junto com os aplicativos específicos para o sistema.

Só em 2011, o crescimento de novos malwares para Android cresceu 472%, dando aos usuários do Android uma grande preocupação: Será que meu celular está com vírus?

Tipos de Vírus que Atacam Smartphones com Android

Especialistas no assunto dizem que o tipo de vírus que mais existe nos smartphones Android são os Backdoors (que criam uma porta para o hacker instalar outros tipos de vírus no sistema), seguidos dos Trojans SMS (mensagens maliciosas que pedem para você baixar algo que com certeza terá mais vírus) e os Trojans normais (malwares que roubam informações do seu celular). Os dois primeiros lugares ficam com vírus que abrem caminhos para outros programas mais perigosos, como o ramsoware e vírus que roubam suas informações bancárias.

O ransomware é um tipo de vírus que dá aos piratas controle do seu dispositivo, e, em alguns casos, são usados para extorquir dinheiro. O vírus abre caminho para o pirata obter permissão de administrador e mudar a configuração do celular, ativando e desativando o acesso à internet quando quiser. Já os vírus bancários conseguem entrar no seu celular através dos backdoors e trojans e depois quebram a criptografia de segurança dos bancos, entrando assim na sua conta bancária quando bem entender.

Empresas de antivírus também alertam para um tipo de vírus que consegue se alastrar para outros celulares através do seu. É um trojan mais sofisticado, capaz de mandar SMS para vários celulares com programas maliciosos ou até mesmo enviar esses programas por Bluetooth.

smartphone

O Que Fazer

Como a loja do Android não tem nenhuma medida em relação à segurança dos aplicativos que são desenvolvidos para o sistema, o jeito é proteger o seu dispositivo. Existem vários aplicativos de antivírus que você pode instalar no seu smartphone, prefira os que são mais bem recomendados na loja, que tenham cinco estrelas, e pague por eles se for preciso.

Também é recomendado tomar mais cuidado com os aplicativos que você instala. Assim como no seu computador, você não pode sair instalando qualquer joguinho que você vê por aí. Leia os comentários dos usuários, só baixe aplicativos confiáveis e com boas recomendações e passe sempre o antivírus, principalmente se você começar a achar que seu celular ficou lento de repente.

Comente!




*Campos obrigatórios