Sementes Para Saciar a Fome e Emagrecer

Conheça sementes que te ajudam em suas dietas.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas

Existem cinco sementes que estão “na moda” no mundo das dietas e estão se provando as maiores aliadas de quem quer emagrecer saudavelmente. Elas são sementes que têm propriedades que ajudam a saciar a fome e a queimar a gordura do corpo; além disso, muitas delas estimulam o intestino e seu funcionamento e trazem outros benefícios à saúde.

Essas quatro sementes são a linhaça, a chia, a quinoa, o amaranto e o girassol.

Linhaça

Amada pelos vegetarianos porque ela é uma das maiores fontes de ômega-3 do mundo vegetal (substituindo o peixe); a linhaça e seu ômega-3 trazem muitos benefícios também para os não vegetarianos e principalmente para quem quer emagrecer. A linhaça carrega muitas fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor, e um intestino eficiente quer dizer uma melhor digestão e um menor acúmulo de gordura.

A linhaça também atua na regulação hormonal, e dentre esses hormônios está a insulina, o que favorece à perda de peso, pois a insulina controla a taxa de açúcar do sangue e quando essa taxa abaixa muito, o corpo recebe um alerta chamado fome. Além de retardar a fome pelo melhor funcionamento da insulina, a linhaça, por conter óleo, tem uma digestão mais lenta, o que dá maior sensação de saciedade.

sementes funcionais

Chia

A chia, dentre essas sementes, é a que mais contém fibras. Isso faz dela a mais difícil de digerir, o que deixa o corpo saciado por mais tempo. Ela também tem o ômega-3, embora não tanto quanto a linhaça, e possui propriedades antioxidantes que previnem uma infinidade de doenças, incluindo o câncer e doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento. Ela também ajuda o organismo a absorver menos gordura o que faz com que ele acabe consumindo a gordura acumulada.

Quinoa

Um dos maiores benefícios da quinoa é o quão rica em proteína ela é. A proteína da quinoa ajuda o corpo a construir os músculos, ou seja, a massa magra, sendo um alimento especial para quem malha. A proteína também é de digestão mais vagarosa, o que traz saciedade, e sua alta concentração faz o corpo procurar a gordura que já está no corpo para gastar e não a proteína em si.

A semente também possui carboidratos, mas de baixo nível glicêmico, o que dá a energia que o corpo precisa, mais devagar e controla a insulina, o que deixará o corpo sem fome por mais tempo. A quinoa cozida é uma ótima substituta do arroz.

Amaranto

O amaranto também possui muita proteína e propriedades que regulam a absorção do açúcar. Essas duas características ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, a semente tem muitas fibras, o que faz sua digestão mais vagarosa.

Girassol

O girassol possui uma enorme quantidade de fibras, ácido linoleico e vitamina E. As fibras ajudam na saciedade, o ácido linoleico na queima de gordura e no bom colesterol, que diminui a taxa do mal colesterol e a vitamina E faz sua pele ficar mais bonita e hidratada.



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