Rotas Turísticas para a Terceira Idade

Saiba como escolher o roteiro de uma viagem para a terceira idade

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Dicas

Novos desafios se apresentam para a chamada “melhor idade”, outra visão de comportamento e atitude é incorporada a essa fase da vida, e o ímpeto de viajar é mais um benefício permitido e incentivado por todos. Os idosos vajam mais do que nunca, por todo o Brasil e pelo mundo, conhecendo, curtindo, e corrigindo a desinformação que levaram por quase uma vida.

Os integrantes da terceira idade estão com toda a energia para viajar e aproveitar muito, e não faltam lugares e destinos ideais para que esse tempo seja o melhor possível. Aos poucos, um novo mundo se abre e aparece aos olhos daqueles que pensavam já ter visto tudo.

casal de idosos viajando

O destino ideal

Sabemos que o ritmo dessa turma da melhor idade é outro, e eles não saem mais para o mesmo tipo de diversão que a maioria dos jovens. Eles não precisam de lugares com música alta, bebida farta e distração pra todos os lados, já que nessa fase estão mais introspectivos, e tendem a apreciar cada detalhe da viagem. Por isso esse grupo se interessa por viagens culturais, países exóticos e cruzeiros longos e prazerosos, e cobra sempre pelo melhor serviço que possam receber. Após anos de trabalho e muito conhecimento na bagagem, os idosos de hoje buscam experiências que acrescentem, que somem, e que façam da melhor fase a época mais feliz de suas vidas.

O incentivo do governo Brasileiro

O governo brasileiro, através do Ministério do Turismo, desenvolveu um programa chamado Viaja Mais, Melhor Idade. Esse é um programa de incentivo que visa a inclusão social das pessoas com mais de 60 anos, e também para o desenvolvimento da indústria turística no Brasil. Diversas companhias, empresas e instituições possuem parceria com o Governo Federal para a criação e financiamentos, descontos e pacotes especiais para a terceira idade, possibilitando que essas pessoas viagem sem maiores dificuldades. Existem ainda programas específicos estaduais de incentivos distintos para idosos, e podem ser consultados no seu estado através do site do governo.

Brasil ou exterior?

Essa dúvida pode aparecer na hora de viajar, mas uma análise mais demorada pode revelar o destino certo para cada pessoa, grupo ou casal. Os destinos brasileiros mais conhecidos são de festas e farra, e pode não ser o lugar ideal para uma viagem na melhor idade. Mas temos ainda mitos destinos mais interessantes nesse caso no Brasil, como é o caso de cidades históricas como Tiradentes Ouro Preto, em Minas Gerais, cidades turísticas como Penedo, no Rio de Janeiro e Campos do Jordão, em São Paulo.

idosos

Temos ainda a Serra Gaúcha como excelente opção, ou ainda lugares mais exóticos como cidades da Amazônia. Os destinos nacionais têm a vantagem do incentivo do governo, e também de serem mais baratos de forma geral.

Para quem quer viajar para o exterior, as opções são muitas. Temos destinos tradicionais da Europa, destinos específicos como algumas cidades da América do Norte, como Victoria, no Canadá, e Alaska, nos Estados Unidos. E existem também destinos mais exóticos como a Turquia, Tailândia, África do Sul entre muitos outros. A vantagem desses destinos internacionais é conhecer lugares completamente diferentes do Brasil, e a desvantagem é mesmo o preço, que com a alta do dólar fica a cada dia mais caro.



Comente!




*Campos obrigatórios