Qual a Melhor Idade para Engravidar

Saiba qual a melhor idade para ter um filho.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher

As mulheres de hoje em dia esperam mais tempo para engravidar por uma variedade de razões. Hoje em dia se espera mais tempo para casar e as mulheres têm suas próprias carreiras para desenvolver. Existe também o fato de que, com os métodos contraceptivos ficando mais acessíveis, nós conseguimos planejar melhor a hora de ficar grávida, e, como criar um filho hoje é muito caro, preferimos fazer isso quando tivermos mais seguras.

gravidez aos 30

Mas, e quanto à biologia? Podemos, realmente esperar muito tempo até ter um filho? Até que idade uma gravidez pode representar um risco para você e para o bebê?

Fertilidade

Alguns ginecologistas dizem que, em termos biológicos, a melhor época para engravidar é entre os vinte e vinte e cinco anos, quando o sistema reprodutor já está maduro o suficiente para engravidar sem riscos e a taxa de fertilidade da mulher ainda está em alta. De acordo com os especialistas, depois disso, há maiores problemas para engravidar porque a taxa de fertilidade da mulher cai depois dos vinte e cinco anos. Mas, a maioria dos médicos consideram que até os trinta anos de idade, as possibilidades de engravidar ainda são altas e os riscos de ter algum problema de saúde ainda são baixos.

Condições Econômicas e Sociais

Infelizmente, ou felizmente, hoje em dia não se pode simplesmente seguir o seu organismo para resolver a idade ideal de se ter um filho. Vinte anos pode ser uma idade em que seu sistema reprodutor está maduro, forte e perfeito para gerar uma criança; mas na nossa sociedade, aos vinte anos nós ainda estamos saindo da adolescência e tentando achar uma orientação na vida. Quem tem filhos nessa idade ainda acaba criando-os com os pais ajudando porque ainda tem muito o que fazer para ter uma vida mais segura.

O ideal é engravidar quando se tem uma carreira pelo menos encaminhada, em um ponto em que conseguir um bom emprego com um bom salário não é mais algo difícil e que a mulher (e o homem, caso isso seja uma decisão de um casal) já estejam mais seguros quanto ao seu futuro e a possibilidade de criar uma criança.

Além disso, a mulher tem que se sentir segura emocionalmente, sabendo que consegue lidar com problemas e resolvê-los. Gasta-se muito dinheiro para se criar um filho hoje em dia, e precisa-se de segurança e estabilidade emocional também. A grande maioria dos casos de abandonos de crianças são por mulheres que não tinham condições financeiras ou emocionais de sustentar seus filhos.

gravidez aos 20

Todas essas questões colocam a idade ideal para se ter filhos mais próxima dos trinta, mas se você já se sentir segura antes disso, aproveite. A maioria das mulheres porém, só vão sentir toda essa segurança depois dos trinta anos. Nesse caso, há de se considerar o risco de se ter um filho depois dos trinta e cinco.

Gravidez Depois dos 35 Anos

Apesar da idade ideal fisiologicamente ser considerada até os trinta anos, os médicos chamam de gravidez de risco uma gravidez depois dos 35. Nessa idade há maiores dificuldades de se engravidar pois a fertilidade já caiu muito, e também há grandes riscos de mal formação no feto e possibilidade da criança nascer com Síndrome de Down. Para a mulher, há riscos de saúde (desenvolvimento de hipertensão, diabetes e eclampsia), mas esses riscos podem diminuir muito se há um acompanhamento médico mais próximo.



Comente!




*Campos obrigatórios