Quais São os Tecidos Indicados Para Sofá

Saiba escolher um bom tecido de sofá.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Decoração, Variedades

Na hora de mandar fazer ou reformar seu sofá, é preciso definir não só a cor ou o estampado do tecido, mas o tipo de tecido que será usado, a composição do tecido e a textura. Antes de escolher o tipo de tecido, é bom saber quais tecidos são ideais para estofados. Especialistas, decoradores e arquitetos dizem que os tecidos ideais para estofados são os mais encorpados que dão firmeza aos sofás e cadeiras, estrutura e costuras firmes. Tecidos finos irão enrugar, rasgar facilmente ou deformar os sofás. Caso queira usar sedas finas, deve-se usa-las dobradas.

Tecidos Sugeridos

Especialistas recomendam escolher os tecidos que dão mais estrutura, mas também chamam a atenção para o estilo da decoração, o clima do local onde você mora e a temperatura normal da sua casa, a necessidade do estofado também é importante. Um sofá que fica em uma sala de estar arejada e pouco usada merece um tecido diferente de um sofá em uma sala de televisão de uma família.

sofá creme
Os tecidos cuja composição principal são as fibras naturais são mais frescos e arejados e combinam com ambientes rústicos ou sem nenhuma pretensão. Algodão, linho e sarja são muito usados em locais quentes, casas de praia e de campo. Salas mais sofisticadas pedem tecidos que dão várias diversidades de cores, tramas e texturas. Os chenilles são bem recomendados e podem ser encontrados por preços variados, entre setenta e cento e cinquenta reais o metro. O ultrasuede e a camurça sintética também podem ser usadas, principalmente se em junção com outros tecidos. A camurça e o ultrasuede podem ser combinados com tecidos mais delicados, para aqueles que fazem questão deles.

Os Tecidos Mais Utilizados

Os tecidos mais utilizados para revestir sofá hoje em dia são veludo, camurça e seda por transmitirem conforto, suavidade e sofisticação. O veludo e a camurça são mais recomendados por terem facilidade de limpar. A camurça sintética é ainda mais fácil de limpar e não estraga, o que a faz mais recomendada para sofás para salas de televisão ou qualquer outro lugar muito frequentado e que com certeza vai precisar ser lavado com frequência.



Comente!




*Campos obrigatórios