Primeira Menstruação: Como Orientar sua Filha

Aprenda como lidar com a primeira menstruação de sua filha.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher

Quando sua filha entra na puberdade, ela terá muitas dúvidas e angústias e nem sempre vai lhe perguntar abertamente sobre elas. Mas, é importante que os pais, principalmente a mãe ou figura feminina mais importante da vida da jovem pré-adolescente, tenha um bom canal de comunicação com ela para orientá-la.

A menina na puberdade passa por mudanças físicas e hormonais que mudam completamente seu comportamento e sua forma de ver o mundo. A menstruação é uma das mudanças mais difíceis, pois é uma coisa nova na vida da menina que ela vai ter que se adaptar e adotar uma série de comportamentos para lidar com seu ciclo menstrual. A primeira menstruação também pode ser assustadora se a menina for desinformada, e traz, além do sangue e dos absorventes, a TPM, inchaços, cólicas e as variações de humor, dentre outros.

Para que esse momento seja o menos traumatizante para a menina possível, é importante que os pais e responsáveis saibam orientá-la bem com algumas atitudes importantes.

Menstruação não é Tabu

A menstruação é um processo natural na vida da mulher, que assinala que ela está em idade fértil (enquanto a mulher ainda menstrua regularmente, ela está em idade fértil) e não pode ser visto como algo sujo, ou que deve ser segredo. Uma coisa importante para a primeira menstruação das meninas é que elas já saibam o que é menstruação e tudo o que pode vir com ela. A mãe, ou qualquer figura feminina importante, deve conversar abertamente sobre o assunto com ela e deixar a menina se expressar em relação à angústias e outros questionamentos que ela tiver sobre o assunto.

primeira menstruação

Comunicação Aberta

Mantenha um canal aberto de comunicação para sua filha, dando a ela segurança para que ela venha até você quando a primeira menstruação chegar, quando as amigas delas todas já tiverem menstruado e ela não (isso deixa algumas delas um pouco triste), quando elas tiverem medos e angústias.

Quando a primeira menstruação chegar, pergunte sobre o que ela sente emocionalmente e fisicamente. Mostre a ela como usar os absorventes e fale um pouco do que você sabe sobre menstruação. Informe sua filha sobre o que significa estar menstruada. Hoje em dia existe uma imensa variedade de livros para ensinar às crianças sobre puberdade. Converse com ela sobre o assunto, mas também deixe esses materiais à sua disposição, pois nem sempre elas querem falar sobre o assunto. Respeite essa necessidade também.

E mesmo que ela já tenha conversado com você e tirado todas as dúvidas, leve-a a um ginecologista. A primeira menstruação é o sinal de que está na hora de começar a visitar um ginecologista regularmente. Leve-a a um médico especializado em meninas na puberdade, converse com o médico ou a médica antes para se sentir seguros sobre o profissional. O ginecologista pode explicar para a menina o que acontece com ela de forma mais científica e explicar para ela com detalhes os cuidados que ela deve ter, além dos exames que ela deve começar a fazer com regularidade e seus objetivos.



Comente!




*Campos obrigatórios