Pós Graduação x MBA

Entenda a diferença entre esses dois tipos de cursos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Educação

Profissionais de todas as idades chegam a um ponto em que começam a pensar em estudos mais avançados que a graduação. No mercado de hoje, os profissionais devem estar sempre estudando, recebendo novos conhecimentos e reciclando suas técnicas e ações. É uma característica de um mundo onde as informações fluem de forma rápida e constante, novas informações estão sempre nascendo e profissionais melhores, mais atualizados, estão sempre em demanda.

estudos

Mas, na hora de escolher o que estudar, como e onde, muitas pessoas ficam em dúvida se fazem uma pós graduação ou MBA. Para ajudar a resolver essa questão, fizemos uma comparação entre os dois.

Definindo

Antes de compararmos a pós graduação com o MBA precisamos primeiro saber o que eles são. A pós graduação são estudos que são feitos para avançar e complementar os estudos da graduação e pode ser dividida em Lato Sensu e Stricto Sensu. A pós graduação Lato Sensu é o que chamamos normalmente de especialização. São cursos que podem ser dados de várias formas e com durações diferentes que visam aperfeiçoar as técnicas e conhecimentos de uma área bem específica.

Por exemplo, um psicólogo pode fazer uma especialização em testes psicológicos e depois se especializar ainda mais em testes de inteligência ou em um teste específico. Na maioria das vezes, a especialização é focada no mercado de trabalho e é extremamente prática.  A pós graduação Stricto Sensu já é a pós graduação universitária: O Mestrado e o Doutorado. São estudos acadêmicos em que o estudante deve pesquisar uma parte específica de sua área, chegar às suas conclusões e defender a sua tese. Ela é mais voltada para pesquisadores, formadores de conhecimento e opiniões, professores universitários e carreiras acadêmicas.

Já o MBA é uma especialização no mundo dos negócios. A sigla vem do inglês Master Business Administration e é comumente voltado para negócios e administração. No Brasil, os MBAs são descaracterizados e as instituições confiáveis são poucas. O melhor é tentar um MBA fora do Brasil.

Comparando

Para tomar essa decisão, o importante é saber o que você procura de seus estudos avançados. Caso você queira conhecimento mais aprofundado de sua área, feito em uma universidade, que dá muito status (um título de Mestre ou Doutor faz bastante diferença no seu currículo), quer formar conhecimentos e opiniões e/ou está focado em uma carreira acadêmica, você deve seguir o caminho do Mestrado e Doutorado, ou da pós-graduação Strictu Senso.

Quem procura estudos mais focados nas técnicas e no mercado de trabalho de uma área específica, quer mais opções de instituições (estudos que podem ser feitos em Universidades ou outras instituições), procura mais experiência e não quer ficar para trás no mercado de trabalho (mas não liga tanto para status), seu caminho é o das especializações, ou pós graduação Lato Senso.

Mas, se sua área é business ou administração, o MBA lhe dá status e todos os benefícios da especialização e é o melhor caminho para você seguir sem sombra de dúvidas. O ideal é procurar uma instituição fora do Brasil, mas aqui você também pode contar com a FGV.



Comente!




*Campos obrigatórios