Período Fértil

Entenda como funciona o período fertil de seu corpo.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Mulher, Saúde

Uma mulher precisa entender como seu ciclo de fertilidade funciona e como seu organismo muda de acordo com esse ciclo para ter uma boa relação com seu corpo, e evitar ou conseguir engravidar. Quando falamos em período fértil, podemos estar nos referindo a duas coisas: O período entre a menarca (primeira menstruação) e a menopausa (o fim da ovulação e menstruação) em que uma mulher está em idade reprodutiva, ou a fase do ciclo menstrual da mulher em que ela está mais propensa a engravidar.

período fértil

O Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual no ser humano é fundamental para a nossa reprodução; ele é controlado pelo sistema endócrino, ou seja, pelos hormônios, e pode ser dividido em três fases, a folicular, a ovulação e a secretora. O ciclo menstrual dura vinte e oito dias e é contado a partir o primeiro dia de menstruação e tem como final o primeiro dia da menstruação seguinte. O ciclo de vinte e oito dias, porém, apesar desse ser o normal, existem mulheres com ciclos mais curtos e mais longos, podendo ser desde vinte e três dias a trinta e cinco dias. Os hormônios que controlam a menstruação é o FSH e o LH.

Na primeira parte do ciclo, o folículo, estimulado pelo FSH, cresce produzindo estrógeno. O aumento do estrógeno inibe a produção de FSH e LH, fazendo com que não só o folículo ovariano cresça, mas também o endométrio, que é a parede que cobre o útero. Na segunda fase, mais ou menos no meio do período de vinte e oito dias, a hipófise começa a estimular a secreção de FSH e LH; isso faz com que os folículos se rompam liberando o óvulo. Essa é a ovulação e o começo do período fértil da mulher.

O óvulo tem entre vinte e quatro a trinta e seis horas para ser fecundado depois de ser liberado. Enquanto isso, o nível de estrogênio abaixa e o folículo vira o corpo lúteo (pela ação do LH). O corpo lúteo secreta estrógeno e progesterona, que estimula o endométrio a engrossar mais, ficar rico em vasos sanguíneos e secreções nutritivas que irão alimentar o embrião caso o óvulo seja fecundado.

Nesse estágio, o ciclo pode ir por dois caminhos: Com a fecundação, a placenta que se forma ao redor do embrião produz o HCG, o hormônio que indica que a mulher está grávida e que impede que o endométrio descame (menstruação) e que ocorra outra ovulação; não tendo fecundação, a taxa de progesterona, que está muito alta, faz com que o FSH e o LH diminua, com isso, o corpo lúteo regride, diminuindo a taxa de estrogênio e progesterona e provocando a descamação do endométrio, ou seja, a menstruação.

Como Calcular o Período Fértil

Como você percebeu, a ovulação é seu período fértil. Para calcular se você está no período fértil ou não, você precisa fazer a famosa tabelinha. Marque o primeiro dia da sua menstruação e conte catorze dias para achar o centro do seu período fértil. O óvulo tem vinte e quatro horas até trinta e seis horas para ser fecundado, mas como os ciclos podem atrasar ou adiantar, recomenda-se que conte quatro dias antes dessa data e quatro dias depois, esses são os dias em que há maior probabilidade de engravidar.



Comente!




*Campos obrigatórios