Os Melhores Anticoncepcionais

Conheça o funcionamento dos anticoncepcionais em seu organismo.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Mulher

Já se foi o tempo em que você tinha que escolher entre uma vida com pílulas anticoncepcionais e um monte de efeitos colaterais ou uma vida sem pílulas e sem esses efeitos. Hoje, as pílulas anticoncepcionais mantém a eficácia de sempre, mas diminuíram a dose de hormônios e os efeitos colaterais. Na verdade, hoje elas conseguem produzir efeitos benéficos além do seu objetivo inicial, acabando com acnes, TPM e até ajudando algumas mulheres a emagrecer.

pílula 28 dias

Por isso, hoje existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais e cada mulher deve passar por algumas delas até achar uma que lhe seja perfeita, o que está cada vez mais fácil, pois, dependendo do seu perfil, os ginecologistas já sabem quais dessas pílulas serão as mais indicadas. Confira os melhores anticoncepcionais para cada caso.

Dores de Cabeça

As constantes dores de cabeça antes de menstruar, durante a ovulação ou mesmo aleatoriamente, é um dos motivos pelo qual muitas mulheres abandonam a pílula. É considerado ter dores de cabeças durante os três primeiros meses em que se toma pílula, sendo um efeito da adaptação, mas quem já sofre dessas dores, deve procurar pílulas sem estrogênio.

As pílulas anticoncepcionais são feitas baseadas em estrogênio e progesterona, algumas tendo os dois hormônios em doses diferentes, outros contendo apenas um deles. O estrogênio é vasoconstritor, ou seja, contrai os vasos sanguíneos, o que piora as dores de cabeça, por isso, prefira uma pílula que só use a progesterona como a Cerazette e Micronor.

Pele e Cabelos Oleosos

Todas as pílulas anticoncepcionais melhoram o aspecto da pele e do cabelo, diminuindo a oleosidade dos dois e, assim, contribuindo para acabar com acnes. Porém, as pessoas que naturalmente possuem essas condições agravadas vão precisar das pílulas baseadas em dois tipos de progesterona sintética. São as pílulas desses dois tipos: Mirelle, Gynera, Tâmisa 20, Femiane, Yaz, Elani Ciclo e Yasmin. Para casos severos de acne, as melhores são Diane 35 e Selene.

TPM

Para aquelas que sofrem muito com a TPM, alguns tipos de pílulas anticoncepcionais são melhores para esse caso: As que são feitas com drospirenona ou os anticoncepcionais para uso prolongado, ou seja, que você não dá o intervalo de três a cinco dias para menstruar. São pílulas do primeiro tipo o Yaz, Elani Ciclo e Yasmin e do segundo tipo, Cerazette, Nortrel e Micronor.

pílula de 21 dias

Inchaços

Quem sofre com alterações de peso sem nenhum motivo aparente, principalmente na TPM, pode se beneficiar com algumas pílulas que cortam esse sintoma da TPM. Esse aumento é causado pela retenção de líquido, e anticoncepcionais com drospirenona impedem esse efeito. São eles o Yaz, Elani Ciclo e Yasmim.

Falta de Libido

Embora ainda seja uma questão muito debatida, pesquisas científicas estão cada vez mais propensas a apontar que algumas mulheres perdem a libido enquanto tomam pílulas anticoncepcionais. Isso por dois motivos: Os hormônios sintéticos aumentam a quantidade de SHBG, que se liga a testosterona livre (a testosterona aumenta a libido) e porque ao manter os níveis hormonais sempre iguais, as mulheres perdem os picos de libido que aconteciam durante a ovulação.

Pílulas anticoncepcionais com clormadinona são as que menos aumentam a SHBG e, por isso, as melhores para quem reclama de falta de libido. No mercado, a pílula desse tipo que temos é a Belara.



Comente!




*Campos obrigatórios