O Que é Metabolismo

Exercícios físicos é a melhor forma de manter metabolismo em boa velocidade.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Saúde

Quem está acima do peso muitas vezes coloca a culpa em seu metabolismo “lento”, mesmo sem entender direito o que ele seja. E em partes pode ter razão, um metabolismo que funciona de forma mais rápida consegue queimar mais calorias do que um que demora mais. Manter um metabolismo mais acelerado pode ajudar a emagrecer.
metabolismo

O Que é o Metabolismo

O metabolismo é o nome dado a toda reação química que acontece dentro do organismo, neste caso no corpo humano. Todo alimento é composto de nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais. Durante a digestão cada um desses compostos é dividido para realizar determinadas funções. O metabolismo faz a quebra dos nutrientes dos alimentos fazendo com que se transformem em energia.

Ou seja, o metabolismo pode ser entendido como a taxa em que o corpo queima calorias. O metabolismo é divido entre o anabolismo e catabolismo. O primeiro é o nome dado ao conjunto de reações responsáveis pela produção de substâncias e compostos provenientes de componentes menores. O catabolismo são as reações que acabam com substâncias em componentes menores.

O Metabolismo e o Peso

Quando se fala em metabolismo mais lento e mais rápido é porque quanto mais lento mais demorado são os gastos calóricos que resultam em acúmulo de energia e por fim ficando mais fácil engordar. Ao chegar aos 23 anos a fase de crescimento cessa totalmente, o metabolismo que antes era rápido na quebra de alimentos e queima de calorias começa a declinar e ficar mais devagar.

Essa diminuição é relativa e acontece de forma diferente em cada um. Algumas pessoas têm o fator genético como vantagem ou desvantagem, entre outros motivos. Por isso com o passar dos anos é importante cada vez mais manter uma boa alimentação e nunca para de praticar atividades físicas. Em partes o metabolismo para de ser rápido pela perda muscular progressiva, os músculos são grandes consumidores de calorias. Nesta mesma fase em que o metabolismo diminui o ritmo coincide com o fato de muitas pessoas passarem a ter uma rotina mais pacata, pois se casam ou se acomodam em determinado estilo de vida.

Portanto não basta colocar a culpa no metabolismo, é preciso fazer uma boa dieta e fazer atividades físicas regulares para que ele não se torne um vilão.

Para mais informações, assista ao vídeo abaixo:

Comente!




*Campos obrigatórios