O Que é Cervicite

Saiba o que é Cervicite.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Mulher, Saúde

Cervicite é o nome dado a qualquer tipo de inflamação no colo do útero, que pode ser do tipo bacteriana, virótica, dentre outros. Suas causas mais comuns são doenças sexualmente transmissíveis como herpes, clamídia e gonorreia e bactérias. Outro tipo de cervicite que aparece com frequência é a cervicite crônica que mulheres podem ter após o parto. Uma causa mais rara é a sensibilidade a produtos como espermicida, látex, tampões absorventes e outros.

Sintomas

Usualmente a cervicite tem como sintomas dor abdominal após o sexo ou o contato com o colo do útero, vermelhidão no local, coceira, corrimento vaginal e, em casos mais graves, a pessoa pode ser acometida por febre. Infelizmente, a cervicite também pode ser uma doença silenciosa, não causando nenhum sintoma, o que faz com que ela se espalhe mais. Ela é facilmente diagnosticada pelos exames rotineiros que as mulheres devem fazer no ginecologista, sendo mais uma razão para que a ida ao ginecologista aconteça, no mínimo, duas vezes por ano.

exame para cervicite

Tratamento

A mulher que sentir os sintomas deve ir ao ginecologista imediatamente para fazer o teste e ver que tipo de infecção tem. O tratamento é usualmente com remédios antibióticos e pomada ginecológica. Para que o tratamento seja efetivo, é preciso que a mulher e seu parceiro tomem o remédio, de outra forma a mulher pode ser contaminada novamente.

Também não é recomendado continuar com relações sexuais enquanto se faz o tratamento, nem mesmo com o uso de camisinha e outros preservativos. Depois do tratamento, o ginecologista vai precisar averiguar a necessidade de se fazer uma cauterização no colo do útero da mulher.

Cauterização

A cauterização deve ser feita para cicatrizar as feridas causadas pela cervicite. É importante cauterizar as feridas para que nenhuma outra forma de infecção se alastre de uma forma ainda mais perigosa, já que o local está ferido. A cauterização pode ser feita na clínica ginecológica e causa pouca dor à paciente. Após o procedimento, deve-se passar uma pomada ginecológica por aproximadamente duas semanas. Ainda durante esse período, a mulher deve se abster das relações sexuais até acabar o período da pomada.



Comente!




*Campos obrigatórios