Nono Dígito Para Celulares

Saiba tudo sobre o nono digito.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Celular, Dicas, Tecnologia

O nono dígito nos números dos telefones celulares já é uma realidade no Brasil, pelo menos, em todos o estado de São Paulo, contudo chegará até o final de 2016 a todas as regiões do país seguindo um cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que veremos mais adiante.

turma no celular

 Por que O Nono Dígito

A implantação do nono dígito é considerada primordial para a continuação da oferta de novos telefones celulares, pois se levarmos em consideração somente a cidade de São Paulo (onde a inserção ocorreu primeiro) existia da forma antiga (oito dígitos) “somente” 44 milhões de combinações de números, sendo que as companhias telefônicas já utilizavam mais de 42 milhões, tendo apenas 2 milhões para poderem comercializar.

Com a inserção do nono dígito o DDD 11, da cidade de São Paulo, passa a comportar aproximadamente 90 milhões de números de telefonia celular e, assim, existe uma duplicação na oferta de novos números tanto para celulares quanto para os modens 3G e demais equipamentos que usem esta tecnologia.

Para este ano de 2013, além de todo o estado de São Paulo (capital e interior) que já recebeu a implantação do nono dígito, os estados do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28) tem previsão de acontecer ainda durante este mês de outubro (o prazo dado pela Anatel vai até 31 de janeiro de 2014).

 O Prazo Final

O ano de 2014 ainda tem como prazo a implantação do nono dígito em mais cinco estados, sendo o Pará, Amazonas, Roraima, Amapá e Maranhão incorporando mais nove DDDs (entre o 91 e o 99). O prazo final para que estes estados ganhem o nono dígito é 31 de dezembro de 2014.

Em 2015, mais precisamente em 31 de dezembro, é o prazo final para que um dos maiores estados do país receba o nono dígito em seus telefones celulares, Minas Gerais. Além dele, os estados de Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe também tem prazo final para 2015.

O ano de 2016 é o prazo final para que os demais estados da federação (Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Acre, Tocantins, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná) recebam o nono dígito nos chips para aparelhos celulares e nos demais equipamentos que os mesmos são utilizados.

Porém, não é necessário saber exatamente a data que irá acontecer no seu estado (visto que as operadoras tem realizado a implantação de forma antecipada) porque existe um período de transição onde, em torno de, até 15 dias após o início as operadoras completam o nono dígito na ligação informando que o mesmo já está em operação e que deve ser inserido no início do número na hora da ligação.

nono dígito para celulares

 O Aviso Sairá

Após os 15 dias as operadoras não tem mais esta obrigação imposta pela Anatel sendo que algumas ainda mantém por mais alguns dias a mensagem de necessidade do nono dígito enquanto outras simplesmente informam que o número é inexistente.

Com a implantação deste novo dígito a Anatel mais do que dobra a oferta de números para telefones celulares em todo o país e, com isso, as operadoras do sistema não precisam mais se preocupar com a pouca oferta.



Comente!




*Campos obrigatórios