Manchas Vermelhas Na Pele

Manchas na pele devem receber atenção de dermatologista.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Saúde

A pele é um dos órgãos mais importantes que o ser humano possui, e quando ela apresenta alguma irregularidade pode ser motivo para preocupação ou não, As manchas na pele podem acontecer devido a diversos fatores, uma doença, alergia, sintoma de alguma doença, ou até por causa de uma superexposição ao sol. Se a mancha começar a preocupar e não desaparecer é preciso procurar um médico. As manchas vermelhas na pele podem aparecer devido a diversos fatores.

O único caso em que elas são naturais é após os 40 anos, na pele clara, são pequenas e arredondadas. Neste caso é devido a exposição de anos aos raios solares, e aparece nas peles mais brancas. Para retirada destas manchas é preciso tratamento estético e nem sempre é eficiente. Mas há também as manchas vermelhas que são preocupantes e devem ser bem avaliadas, elas podem aparecer no rosto, partes do corpo, braços, pernas, couro cabeludo, abdômen.

mancha vermelha

Tipos de manchas vermelhas

Algumas manchas vermelhas podem ser câncer, alergia, ou sintoma de uma doença chamada Púrpura Trombocitopênica Idiopática, cabe ao médico avaliar. A mancha quando aumenta ou sangra e não coça pode ser câncer, principalmente se está em locais como orelha, nariz e rosto que são mais expostos ao sol. Manchas vermelhas chamadas petéquias são pequenas como pintas, e que podem sangrar ocasionalmente, estas são sinais de doenças imunológicas e infecciosas como Púrpura Trombocitopênica Idiopática. Esta é uma doença sanguínea em que o nível de plaquetas no sangue cai consideravelmente e é necessário fazer tratamento.

Manchas vermelhas que coçam podem ser causadas por doenças infecciosas como sarampo, rubéola, escarlatina, catapora muito comum em crianças. A reação alérgica a alimentos e produtos pode resultar em manchas vermelhas pelo corpo. Alergia a alimentos como frutos do mar, corantes e amendoim são algumas das principais que causam manchas vermelhas.

Manchas No Rosto

Quando a mancha vermelha aparece no rosto e não coça pode ser reação ao sol. O uso do protetor solar é essencial para evitar as manchas no rosto e a aparição de doenças como o câncer de pele. As pessoas precisam incorporar este produto no seu cotidiano. Ao sinal de qualquer mancha vermelha na pele suspeita o médico deve ser consultado, utilizar remédios por conta própria pode piorar a situação.

11 comentários

  1. Quadros (21/06/2013)

    A mancha que tenho no rosto já faz tempo são essa que está demonstrada no braço, ela e quase imperceptível é olhando bem perto que pode-se notar, quando lavo o rosto com sabonete ela coça. Gostaria de ter a resposta em meu e-mail.
    Obrigado.

  2. Paul (09/07/2013)

    Ao redor da minha boca ta uma mancha vermelha u q pode ser?
    Ja tem quase 2 messes

  3. cida (28/07/2013)

    as vezes aparece uma mancha vermelha que coça no meu nariz perto do olho
    e depois some e a pele fica grossa.oque pode ser?

  4. Aparecido Sousa (04/08/2013)

    Ola ,eu tenho uma manchinha vermelhinha no couro cabeludo, tem forma de uma pinta e queria saber o que e obrigado e boa noite.

  5. maria (20/08/2013)

    cuide-se pois pode ser causada pelo sol

  6. janyer (29/08/2013)

    tenho uma mancha vermelha no joelho, hoje faz 7 dias o que pode ser?

  7. ariana elaine (06/06/2014)

    ola aparece uma machinha mas em lugares nao exposto ao sol uma de cada vez aparece e some o q pode ser?

  8. Felipe (31/10/2014)

    ola tenho 17 anos e em minha perna esta aparecendo varias dessas manchas.

  9. marcia (03/03/2015)

    saio uma mancha na minha perna ela é vermelha não do e nem coça mas fiquei preocupada pois foi depois que tomei antibiotico

  10. juliana langisky (14/04/2015)

    Estou com varias manchinhas vermelhas em volta dos dois joelhos. o que pode ser?

  11. Julio (01/06/2016)

    Tenho uma mancha IDÊNTICA a esta da imagem na minha perna. Alguém saberia o que pode ser?

Comente!




*Campos obrigatórios