Manchas Roxas na Pele

Saiba os motivos dessas machas e como trata-lás.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas, Saúde

Manchas roxas na pele, que surgem principalmente nos membros e de forma espontânea são chamadas púrpuras simples e são comuns, principalmente no sexo feminino. Elas são causadas por vários fatores, desde problemas hormonais, estresse e pequenos traumas que não foram percebidos na hora em que ocorreram. As púrpuras também são muito comuns em pessoas idosas devido à fragilidade dos seus vasos sanguíneos.

manchas roxa

O Que São?

As manchas roxas são na verdade pequenos sangramentos com perda de glóbulos vermelhos, que atravessas as paredes dos pequenos vasos sanguíneos e acumulam-se nos tecidos subcutâneos. Pessoas com os vasos sanguíneos mais frágeis costumam ter manchas roxas na pele com mais frequência.

Essas manchas não representam nenhum risco à saúde e não devem causar preocupações. O único problema que elas trazem são estéticos. Para diminuir a mancha roxa, pode-se aplicar gelo nas primeiras vinte e quatro horas e depois aplicar uma bolsa de água quente. O gelo vai fazer os vasos diminuírem e diminuir a quantidade de sangue que vaza para o tecido, já o calor vai ajudar a reabsorção do sangue que já vazou. Você pode fazer isso, caso queira acelerar o desaparecimento das manchas, mas mesmo sem esse pequeno tratamento, elas irão desaparecer de forma espontânea.

Causas

As principais causas dessas manchas roxas são produzidas por pequenos acidentes, mas elas também aparecem muito em mulheres devido a alterações hormonais que deixam seus vasos mais fragilizados. Idosos também são mais vulneráveis devido ao envelhecimento dos vasos sanguíneos. Uma dieta pouco nutritiva, principalmente pobre em vitamina C, pode fragilizar os vasos sanguíneos e causar um maior aparecimento de manchas roxas. Doenças que causam problemas na coagulação do sangue também pode provocar as manchas roxas, assim como o tabagismo e a superexposição ao sol, pois ambos enfraquecem os vasos sanguíneos.

Problemas Mais Graves

Além de batidas que levam ao rompimento dos vasos sanguíneos, as manchas roxas podem ser causadas por alterações nas plaquetas (problemas de coagulação), lesões nas paredes dos vasos sanguíneos ou aumento de sua permeabilidade, enfraquecimento dos tecidos que dão sustentação aos vasos, problemas emocionais e ansiedade, alterações das proteínas do sangue.

Levando em conta essas causas, pode-se dizer que as manchas roxas podem também ser sinais de uma doença mais grave como hipertensão, problemas vasculares, doenças que dificultam a coagulação (como diabetes), doenças congênitas que causam o enfraquecimento de tecidos, ou a exagerada ingestão de anti-inflamatórios e corticoides, o que causa o enfraquecimento dos tecidos.

manchas na pele

Uma das doenças mais graves que possui manchas roxas como um sintoma, é a leucemia. Esse termo é usado para identificar um conjunto de tipos de câncer que atingem o sangue, originando-se na medula óssea. As leucemias causam a redução de plaquetas, e assim, dificultam a coagulação do sangue. As manchas roxas causadas pela leucemia costumam ser roxas e aparecer sem ter ocorrido nenhum trauma, ou aparecem e reaparecem depois que são originadas por um pequeno trauma.

Caso você nunca tenha tido histórico de manchas roxas espontâneas e benignas aparecerem, ou elas apareçam em locais que não sejam membros e com a certeza de que não houve nenhum trauma, procure um médico para averiguar se essas manchas não são sintomas de algo mais grave.



Comente!




*Campos obrigatórios