Manchas Escuras na Pele

Aprenda como lidar com manchas na pele.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Beleza, Bem Estar

Existem vários tipos de manchas escuras que podem aparecer na pele. As mais comuns são as sardas e pintas, que podem aparecer em qualquer idade. As que mais preocupam muitos homens e mulheres, porém, são as provocadas pelo envelhecimento e os melanomas. As manchas na pele costumam ser resultado do acúmulo de melanina em uma área, mas também podem ser sinais de infecções, problemas vasculares, exposição solar, acne e câncer de pele (melanona).

manchas escuras na pele

Causas

Elaborando mais nas causas, as causadas por acúmulo de melanina, são decorrente de uma irregularidade, que muitas vezes é causada pelo envelhecimento, da distribuição de melanina pela pele. Ela costuma ser regular e uniforme, mas o envelhecimento e a exposição solar podem fazer com que haja um acúmulo irregular em alguns pontos. A superexposição solar, com certeza, causa manchas escuras depois de muitos anos, por isso, deve-se ter cuidado com a pele e protege-la dos efeitos dos raios solares. Além da superexposição solar, há manchas escuras causadas por desequilíbrio hormonal, principalmente em algumas fases da vida como gravidez, menarca e menopausa.  Alguns remédios e cosméticos também podem causar essas manchas se associado com exposição solar.

Prevenção

Para prevenir manchas escuras na pele é preciso usar bloqueador solar com frequência, de preferência com fator de proteção solar maior do que trinta. Desodorantes e cremes com álcool também podem causar manchas escuras. Use bastante creme hidratante para seu tipo de pele e evite depilar com lâminas.

Cuidados e Tratamentos

O tratamento deve ser orientado por um dermatologista que irá, primeiro, analisar a natureza dela. Dependendo da natureza e da gravidade da mancha, o tratamento é diferente. Atualmente existem tratamentos estéticos de várias formas para vários tipos de lesões, de técnicas com laser, peelings e cosméticos. É sempre importante, seja qual for o tratamento, usar o protetor solar com fator de proteção solar maior do que trinta sempre que sair no sol, e, dependendo da gravidade da lesão, até mesmo em casa.

Quem tem bastante manchas escuras, mesmo pintas e sardas que estão no corpo desde a infância, deve estar sempre analisando-as. Algumas delas podem evoluir e virarem uma lesão maligna e um melanoma ou outros problemas de pele mais graves. E lembre-se que, quem tem pele muito branca e é mais sensível ao sol, deve tomar cuidados redobrados para evitar a exposição solar, mesmo a diária, pois o sol aumenta a ocorrência de manchas escuras.

manchas na pele

Melanomas

No caso de melanomas, eles costumam ser uma lesão negra, escura. Ele começa como uma mancha plana e muito parecida com todas as outras manchas que possuem outras causas. Com o tempo, ela forma nódulos ou feridas, ficando com uma textura diferente. O diagnóstico pode ser feito antes dela ficar com essa textura e, por isso, é importante analisar todas as manchas escuras que aparecerem, pois o diagnóstico enquanto ela ainda é plana é mais seguro, pois o melanoma está em seu estágio inicial.  Qualquer alteração em manchas pré-existentes também devem ser examinadas. O tratamento de melanomas podem ser muito agressivos e é preferível evita-los e cuidar deles o mais rápido possível.



Comente!




*Campos obrigatórios