Manchas Brancas na Pele

As manchas na pele são causadas por fungos que atacam a pele quando a imunidade está baixa. Veja alguns sintomas e tratamento.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Saúde

Hoje vamos falar de um problema de pele do qual muita gente sofre mas não tem informações muito claras a respeito, são as terríveis manchas brancas, uma doença que ataca 1 a cada 10 pessoas. Ela também chamada de micose de praia, é um mal causado diretamente pelo fungo Ptyrosporum Ovale.

manchas brancas na pele

Esse fungo trabalha intensamente na pele, aproveitando-se de lacunas imunológicas, ou seja, os momentos em que a imunidade do corpo está baixa. Esse fungo tende a se proliferar, gerando os sintomas da doença, nas épocas de maior calor e umidade, eles aparecem mais. Portanto todo cuidado é pouco.

Esse fungo que causa a mancha branca na pele produz assim uma substancia chamada ácido azelaico, impedindo que a pele produza melanina quando está bem exposta ao sol. Assim em locais onde o fungo habita a pele não fica bronzeada, dando um aspecto esbranquiçado.

como disfarçar

Manchas brancas – Causas

como mascarar

Toda a doença tem antes a sua causa, e as manchas na pele também têm as suas. O comprometimento do sistema imunológico é a principal delas, já que a maioria das pessoas não busca maneiras de manter sua imunidade alta. Outro fator é o calor em excesso, que além de fazer mal para a pele, ainda causa manchas brancas.

Esse mal na pele também pode ser ocasionado por muito oleosidade e também por predisposição genética que é um caso que precisa ser tratado com mais atenção.

Sintomas

De acordo com alguns médicos especialistas no assunto, algumas alterações na pele são sintomas bem comuns de ataques oportunistas de fungos a um sistema imunológico em baixa, dentre eles:

  • As manchas amareladas ou em tom branco na pele em formado de cilindro, bem comum;
  • A possível descamação da pele em altos níveis.

Bom, se você sentir esses sintomas é necessário consultar um dermatologista, pois ele é capaz de identificar essas manchas somente visualizando a pele ou também o couro cabeludo do paciente. Não tente usar remédios por conta própria, pois sua pele poderá reagir mau aos medicamentos, deixe que o profissional lhe receite a melhor solução.

Como é feito o tratamento?

como tratar

Pois bem, o tratamento dessas manchas brancas na pele é continuo, assim seja ele é não é curado da noite para o dia. A pessoa precisa usufruir dos medicamentos antifúngicos, como o Cetoconazol e o Fluconazol, ambos muito bons para esse tipo de mal na pele.  O tratamento é feito com medicação tópica com duração máxima de 21 dias, ou um tratamento mais intenso e curto com 7 dias de medicação apenas.

Bom, se o individuo estiver bem bronzeado, essa doença poderá ser curada, mas as manchas poderão assim persistir um pouco. Isto acontece, por justamente o fungo já não está mais lá, porém a pele ainda não foi corretamente bronzeada nas regiões onde o fungo habitava.

Com o tempo essas manchas irão clarear sozinhas, mas é sempre preciso manter atenção para que elas não voltem. Não fique preocupados, ela pode ser tratada rapidamente e não traz tantos riscos para a saúde. Mas, a dica é consultar o dermatologista assim que elas surgirem, para que ele as identifique e possa dar o tratamento correto.

Comente!




*Campos obrigatórios