IPTU

Saiba mais sobre o IPTU pago às Prefeituras

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Economia, Variedades

O Brasil é um dos países que possui a mais alta carga tributária de todo o planeta. Mas além de ter que desembolsar muito dinheiro para pagar as contas do governo, o contribuinte do Brasil ainda está entre os países que menos consegue ver o seu dinheiro revertido em serviços de qualidade, como saúde, educação, entre outros. Um dos muitos impostos que as pessoas precisam pagar é o IPTU. Vamos conhecer um pouco mais sobre este imposto.

iptu

O que é IPTU?

O IPTU significa Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana  e está diretamente relacionado aos imóveis e aos terrenos que a pessoa possui. Todos os cidadãos que tenham, dentro do território brasileiro, uma casa, apartamento, terreno, ou ainda outros bens considerados imóveis como galpões, garagens, dentre outros, precisam fazer o pagamento do IPTU.

O cidadão que fica em dívida com o seu município na hora de fazer o pagamento do IPTU pode correr o risco de ter que pagar uma multa e pode até mesmo ter até mesmo o seu bem confiscado. A comprovação do pagamento deste imposto se dá através das certidões que são emitidas sempre que é necessário fazer esta consulta. Sempre que a pessoa precisar fazer a venda de determinado imóvel ela terá que emitir a certidão de Débitos de Tributos Municipais para comprovar o pagamento do IPTU.

iptu predial

Como Pagar o IPTU

Para fazer o pagamento do IPTU é muito simples, basta fazer o pagamento do boleto que é enviado para a casa das pessoas para o pagamento do imposto. Caso a pessoa não receba o boleto para pagamento, ela poderá se dirigir até a prefeitura da cidade para emitir um novo boleto e realizar o pagamento. Lembrando que geralmente, as pessoas que pagam antes o seu imposto, acabam tendo algum desconto. Na prefeitura, a pessoa também poderá ter o Extrato de Débitos para conferir todo histórico de pagamentos.

Como tirar a 2ª via do IPTU

Para a emissão da 2ª via do boleto para o pagamento do IPTU, basta se dirigir até a prefeitura de sua cidade para conseguir efetuar o pagamento.



Comente!




*Campos obrigatórios