Internet 4G

Saiba tudo sobre a Internet 4G.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Internet, Tecnologia

As grandes operadoras de telefonia móvel agora só falam no 4G, a novidade que está em testes no Brasil e irá funcionar efetivamente em 2014. Mas, o que é internet 4G?

4G é uma sigla que significa Quarta Geração, ou seja, essa é a quarta geração de tecnologia em internet através da telefonia móvel. A 3G é a internet mais rápidas que temos no Brasil no momento, e ela que foi a responsável pelo aumento do uso dos smartphones porque antes da terceira geração, a internet móvel era mais devagar e mais cara, sendo quase impossível navegar na internet e fazer tudo o que podemos fazer com um smartphone sem uma Wi-Fi.

A quarta geração da internet móvel promete ser ainda mais rápida e eficiente. Ela já funciona perfeitamente em países como os Estados Unidos, Japão, Alemanha e Inglaterra e está sendo devidamente instalada aqui no Brasil.

Vantagens da 4G

Com a mudança de tecnologias, uma das maiores vantagens da internet 4G é trazer para internet móvel um grande número de serviços que antes só eram possível com a banda larga fixa; outra grande vantagem é a redução de custos da internet banda larga e a acessibilidade da 4G.

Com a 4G você vai poder fazer videochat, ver mobile TV, terá mais acesso aos conteúdo de qualidade HD, vídeo streaming e digital vídeo broadcasting, ou seja, mandar para a internet, ao vivo, o vídeo que você está gravando.

internet 4g

Isso porque a nova tecnologia consegue oferecer até 20 Mbps quando a 3G oferece o máximo de 14,4 (embora seja muito difícil alcançar esse máximo). O limite de 20 Mbps da 4G é também menos “lendário”, que o de 14,4 Mbps da 3G. Os países que já estão usando a tecnologia 3G estão chegando facilmente a esse número. São 20 megabytes por segundo de transferência de dados, o que faz a internet ficar mais veloz, e ser possível transferir pacotes de dados maiores, como os vídeos em HD.

4G no Brasil

A liberação da 4G no Brasil já começou, mas está sendo de forma gradativa e baseada na Copa de 2014. As capitais que participaram da Copa das Confederações já começaram a utilizar o serviço (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza). Assim como a Copa da Confederações serve como uma espécie de teste para a Copa do Mundo (na visão do país sede), a abertura da 4G nessas cidades também foi um teste. Nessas cidades já é possível adquirir serviços 4G com as grandes operadoras de celular, mas ele ainda tem a cobertura muito limitada.

As próximas cidades a terem 4G serão as sedes da Copa do Mundo e outras (São Paulo, Natal, Manaus, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba). Essas receberão a tecnologia no final de 2013, ou começo de 2014, para já começar a testar o uso da tecnologia e aumentar a cobertura.

Espera-se que no meio do ano de 2014, a tecnologia 4G já esteja funcionando bem no Brasil e já tenha se expandido para outras capitais.



Comente!




*Campos obrigatórios