Internet 3G no Brasil

Saiba detalhes da cobertura 3G no Brasil.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Internet, Tecnologia

Quem não consegue se separar de seu smartphone sabe da importância da internet 3G, a internet móvel – que podemos usar nos nossos smartphones, tablets ou até mesmo laptops através de modems portáteis – onde quisermos. Mas, o que é essa internet 3G e como ela se comporta no Brasil?

modem 3g

O Que É Internet 3G

3G é uma sigla que significa 3ª. Geração, significando que ela é a terceira geração em termos de tecnologia de telefonia móvel. Antes dela tínhamos o 2G que, obviamente, significa 2ª. Geração. A terceira geração de tecnologia em telefonia móvel permitiu às operadoras oferecer serviços mais amplos e uma capacidade de rede maior. Entre esses serviços, está a internet, que ficou bem mais eficiente e poderosa do que a 2G.

Com o aumento da capacidade da rede e sua eficiência, a transmissão de dados a longa distância (ou seja, a internet) ficou maior, possibilitando que as pessoas façam mais coisas com essa internet como ver vídeos e jogar jogos. A transmissão de dados antes era muito menor, mas suficiente para os dispositivos que tínhamos, os celulares antes dos smartphones, que no máximo mandavam e checavam e-mails. Com o advento do smartphone, que consegue entrar na internet como um computador normal, a internet 2G era insatisfatória, e a 3G chegou para remediar esse problema.

Como vocês já devem ter percebido, a internet 3G nos possibilita fazer muita coisa nos nossos dispositivos móveis, mas já chegou a um ponto em que não é mais suficiente, motivo pelo qual já temos a quarta geração dessa tecnologia, o 4G, que está começando a ser inserido no Brasil a partir desse ano de 2013, com toda a operação sendo completada até o fim de 2014.

Área de Cobertura

Apesar de já estar se preparando para a chegada da tecnologia 4G, o Brasil ainda tem uma cobertura 3G muito ruim, o que preocupa os especialistas e, principalmente, os usuários. Organizações desvinculadas das principais operadoras do Brasil enviou técnicos para percorrer doze estados brasileiros e avaliar a qualidade da cobertura 3G no Brasil, e constatou que só é possível usar essa internet, de verdade, nas maiores cidades do Brasil e nas capitais, e mesmo assim em muitas dessas cidades, algumas áreas são bem mais fracas do que outras.

internet 3g

Isso é preocupante porque tira a facilidade e mobilidade da internet 3G, sendo impossível utiliza-la em qualquer lugar que se vai. Como ela é muito usada em viagens, essa má cobertura no Brasil causa uma grande irritação em relação à internet 3G no Brasil.

Para saber se sua região tem cobertura 3G, basta acessar o site da sua operadora e checar sua área de cobertura. Infelizmente, essas tabelas não serão tão corretas, pois, oficialmente, muitas operadoras dizem ter 3G em lugar onde essa internet pega de forma extremamente fraca, vive caindo e nunca é rápida o suficiente, dando apenas dez a vinte por cento da capacidade de internet prometida.

Para consultar se sua área é coberta ou não, informe o seu CEP clicando aqui, caso seja cliente Claro; aqui, caso seja cliente Vivo; neste aqui caso seja cliente Oi e seguindo essas orientações aqui, caso seja cliente TIM.



Comente!




*Campos obrigatórios