Insuficiência Renal Felina

Gatos também podem sofrer com insuficiência renal.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Animais, Variedades

Quem acha que insuficiência renal é uma doença que aparece apenas nas pessoas, está enganado. Ela atinge os animais domésticos como o gato, principalmente quando eles chegam à velhice. Nos felinos, a idade em que esta doença está mais presente é aos 9 anos de idade. A prevenção da insuficiência renal em gatos permite que eles não sofram com este mal e possam ter uma boa qualidade de vida sem sofrimentos.

consultório veterinário

O que é a Insuficiência Renal em Gatos?

Assim como nos humanos, a insuficiência renal crônica em gatos é caracterizada pelo mau funcionamento dos rins. Principalmente na velhice, alguns órgãos começam a ter seu desempenho afetado, neste caso os rins que já não excretam, reabsorvem fluidos, e realizam outros processos endócrinos necessários para a sobrevivência. Por serem os responsáveis por eliminar do corpo todos os resíduos ruins, a falta de funcionamento prejudica o corpo dos felinos.

Como Acontece?

O principal motivo da insuficiência renal nos gatos é a velhice, seguido da consequência de doenças como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes e outras endocrinopatias como infecções. Nas raças Abissínia e Persa, a insuficiência acontece por motivos genéticos. Portanto, não existe uma transmissão da doença.

Sintomas

Os sintomas da insuficiência renal felina podem ser facilmente percebidos por seus donos. São eles cansaço, perda de apetite e perda de peso. Vômitos, diarreia, ingestão de água de lugares pouco habituais, aumento da quantidade de urina na caixa de areia; feridas na boca; mau hálito, fraqueza e facilidade para se cansar com qualquer atividade. Perceber os sinais clínicos da insuficiência renal felina é extremamente importante para sua prevenção e recuperação. 

O diagnóstico é a melhor maneira de como tratar a insuficiência renal nos gatos  e deve ser feito por um profissional, que realiza exames clínicos como o hemograma.

Tratamento

A insuficiência renal tem cura apenas quando detectada no início. Em casos avançados, quando se torna crônica, não existe reversão, apenas um tratamento para melhorar a qualidade de vida dos felinos. O tratamento consiste em comer apenas rações com quantidades muito bem dosadas de proteínas e com baixo nível de fósforo receitadas pelo veterinário, controlar o hábito alimentar, e usar remédios antibióticos. No caso de gatos com insuficiência renal aguda, é preciso visitas constantes à clínica para tomar soro, e em alguns casos é necessário internar o felino. Apenas o veterinário tem como determinar o prognóstico e indicar o melhor tratamento para o gato.

Prevenção

Se existe uma boa forma de como evitar a insuficiência renal é tomando cuidados importantes como as visitas regulares ao veterinário. O tratamento preventivo é, basicamente, observar qualquer alteração de comportamento do animal como os sinais citados, não há melhores profilaxias que a atenção com o animal de estimação.



1 comentário

  1. Maria da Penha Machado

    Gostaria de agradecer as informações, pois tenho um gatinho, o Branco, com 7 anos que está com insuficiencia renal crônica,e tenho de levá-lo todo dia na clínica para tomar a medicação e soro e precisava saber mais a respeito como cuidar do meu bichano.

Comente!




*Campos obrigatórios