Imposto de Renda

entenda mais sobre o imposto de renda

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Economia, Variedades

O Imposto de Renda é mais uma tributação que os brasileiros precisam pagar aos cofres do governo. Este imposto está diretamente relacionado a quanto a pessoa ganha por ano e também com o seu patrimônio. Vamos entender melhor sobre como declarar o imposto de renda, quem deve declarar, dentre outras informações.

imposto de renda

O Que é o Imposto de Renda

O Imposto de renda, também conhecido apenas como IR, é um tipo de imposto que existe em uma grande quantidade de países e está atrelado ao faturamento e ao patrimônio das pessoas.

Ele sempre se refere ao período do ano anterior, ou seja, se a pessoa está pagando o imposto de renda 2012, na verdade, os dados que serão utilizados são os de 2011. A entidade responsável por este tributo é a Receita Federal, que lança todos os anos a chamada tabela irpf, que serve como base para o cálculo do imposto.

Declaração de Imposto de Renda – Como Funciona?

Para fazer a declaração do imposto de renda, as pessoas precisam ter todas as informações referentes aos ganhos no ano de exercício que está sendo avaliado. O mesmo serve para as empresas, já que seus responsáveis também precisam fazer as declarações das pessoas jurídicas. Todos estes cálculos sempre devem ser feitos com base na Tabela do Imposto de Renda, também conhecida como Tabela IR.

 IR Como Declarar – Pessoa Física

O mais recomendado para as pessoas não possuem muita familiaridade com estas questões contábeis é se dirigir até uma empresa responsável ou profissional contador que pode fazer o seu imposto de renda.

Para fazer a declaração, é necessário baixar um programa pela internet, onde os dados devem financeiros devem ser preenchidos e depois de pronta, deve ser enviada à Receita Federal. Para as pessoas que querem saber como calcular o imposto de renda, é possível baixar o programa e fazer simulações antes de fazero envio para a Receita Federal

impostos

IR Como Declarar – Pessoa Jurídica

As pessoas jurídicas também devem fazer sua declaração através de um programa, mas neste caso, acaba se tornando muito mais complexo, sendo que neste caso é obrigatório o trabalho realizado por um contador profissional ou uma empresa deste ramo.

Restituição do Imposto de Renda

No momento que a pessoa termina de enviar o seu imposto de renda, ela já poderá saber se terá direito a restituição. Se tiver, basta aguardar o calendário de depósitos daquele ano para saber quando a receita federal vai liberar o dinheiro, que é depositado diretamente na conta corrente da pessoa.

Para mais dicas sobre o imposto de Renda, assista ao vídeo abaixo:



Comente!




*Campos obrigatórios