Ideias para Reaproveitar Sobras de Comida

Aprenda a reaproveitar restos de comida em casa.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Culinária, Dicas

Não há nada pior na vida do que jogar comida fora. Dá uma sensação horrível de desperdício, e uma culpa extrema devido ao tanto de pessoas sem comida no mundo, e você jogando comida fora. Mas, não existe dona ou dono de casa ou cozinheiro ou cozinheira perfeitos o suficiente para saber sempre o tanto certo de arroz, feijão e outros tipos de comida que todo mundo vai comer e nunca desperdiçar.

Economizando com o Reaproveitamento

Isso é verdade, é muito difícil adivinhar o tanto certo de comida sempre, mas existe muitas formas de reaproveitar sobras de comida. Hoje em dia, com todas as receitas e dicas que existem por aí, só joga comida fora quem quer (ou quando estraga!). Reaproveitar as sobras de comida é bom para o seu bolso, sua alma e para o meio ambiente. O segredo de uma vida sustentável é reciclar, transformar e reaproveitar.

torta de carne

Reaproveitando o Arroz

O arroz é um dos maiores campeões do desperdício. Como é a base das novas refeições, fazemos sempre muito arroz e por isso sobra muito. Claro que sempre dá para reaproveitar o arroz para o almoço do outro dia, mas é só, depois que o arroz envelhece dois dias o sabor já não é o mesmo, sem contar que sobra um pouco de arroz, não o suficiente para não fazer arroz novo.

O segredo é ir juntando esse restinho de arroz durante a semana e, no fim de semana, juntar tudo e reaproveitar. Existem muitas receitas que reaproveitam o arroz, mas as mais clássicas são os bolinhos de arroz e o arroz de forno. O bolinho de arroz é simples e dá para você abusar da criatividade. Junte o arroz velho e faça uma massa com ele, moendo num moedor ou amassando com um garfo. Junte essa massa com legumes, queijo ou o que mais lhe interessar e faça bolinhos prontos para fritar.

O arroz de forno é tão simples quanto o bolinho: Basta juntar todo o arroz que sobrou em um pirex e colocar junto legumes (berinjela e abobrinha ficam ótimos), molho de tomate e misturar. Coloque umas rodelas de tomate em cima e, por último, espalhe muito queijo ralado ou em fatias. Leve a mistura ao forno até gratinar.



Comente!




*Campos obrigatórios