Glúten e Leite: Dentro ou Fora da Dieta?

Saiba como usar esses itens dentro da dieta.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar

Dentro, a não ser que você tenha alergia a esses alimentos, seja portador da doença celíaca ou tenha intolerância à lactose (ou seja autista, embora, nessa questão, a dieta sem glúten e sem leite também é polêmica e ainda esteja sendo debatida).

Existem dietas que estão fazendo a cabeça de celebridades para emagrecer e desinchar, que tiram o glúten e o leite e seus derivados da dieta, mas essa moda está deixando muito nutricionista preocupado, pois ela pode levar à desnutrição.

produtos com glúten

Tirar o Glúten e a Lactose Emagrece?

Os nutricionistas e nutrólogos dizem que não. O que acontece com muita gente que perde peso ao tirar esses nutrientes do cardápio é que eles acabam tirando muitos alimentos do cardápio e ficam com possibilidades bem limitadas. O glúten é uma proteína que não tem tanto valor para o nosso organismo, mas ela está presente em uma infinidade de alimentos industrializados ou não. Ele está presente na aveia, centeio, trigo e cevada e isso faz com que faça parte de pães, massas, cerveja e muitos outros alimentos. Quando você corta o glúten, acaba cortando quase todos os carboidratos e ainda outros alimentos.

Parece bom, mas o que acontece é que sua dieta fica bem pobre. Caso não seja feita com acompanhamento e cuidado, uma dieta sem glúten a deixa desnutrida, o que piora ainda mais se você cortar os laticínios, já que o leite e seus derivados também estão presente em vários alimentos e são ótimas fontes de proteínas, cálcio e outros nutrientes.

leite com lactose

É muito melhor fazer uma dieta hipocalórica, baseada em legumes, verduras, frutas, gorduras boas e carboidratos integrais. Uma dieta assim será menos restritiva, a irá fazer sofrer menos e irá emagrecer o mesmo tanto, de forma mais saudável e permanente.

Doença Celíaca e Intolerância a Lactose

Agora, existem vários alimentos e dietas feitas especialmente para aquelas pessoas que não podem com glúten. Existe uma doença chamada doença celíaca que causa alterações na parede do nosso intestino e que faz nosso organismo rejeitar o glúten.  As proteínas do glúten causam, nessas pessoas, lesões na parede do intestino e isso dificulta a absorção de vários alimentos (e daí vem o mito do glúten “roubar” os nutrientes). Muitas vezes, o leite também é tirado da dieta dessas pessoas porque a lactose, substância presente no leite, fermenta e pode causar diarreia em quem tem esse problema no intestino.

Além da doença celíaca existe a intolerância à lactose que consiste em reações adversas a essa substância presente no leite, podendo também causar irritação no intestino. Essas dietas são feitas para quem tem problemas digestivos ligados ao leite e ao glúten e essas pessoas podem acabar emagrecendo, ou sendo mais magras, porque elas não podem comer muitos dos alimentos que são considerados a nossa tentação. Mas, elas também não podem comer muitos alimentos que nós precisamos, e, por isso, precisam de suplementos e alimentos desenvolvidos especialmente para quem tem essas condições. Seria extremamente irresponsável restringir dessa forma a alimentação de uma pessoa saudável.



Comente!




*Campos obrigatórios