Ginástica Rítmica

Ginástica rítmica mistura música e dança nos movimentos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Esportes, Variedades

A ginástica rítmica é sem dúvidas um dos esportes mais graciosos que existem. Ele mistura movimentos criativos, graça, beleza e dança através da expressão corporal em conjunto com a música e aparelhos que auxiliam como a corda, bola, fita, maças. Um esporte praticado por mulheres e que faz parte das olimpíadas, pode ser praticada pelas crianças a partir dos 4 anos de idade, e ajuda no desenvolvimento motor e psíquico, sem idade limite para ser praticada. É considerada uma vertente da ginástica olímpica também chamada de artística.

ginástica rítmica

História da Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica deu seus primeiros passos de existência através de um estudo do pedagogo Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778), que estudava sobre a ginástica na educação física, descrevendo o desenvolvimento técnico e prático. E então a ginástica rítmica passou por diversos pioneiros da ginástica na Europa sendo aprimorada ao longo dos anos. Ela manteve sempre a sua ligação com a musicalidade e a dança.

Quando chegou na União Soviética através da bailarina Isadora Duncan foi aprimorada e se deu inicio o primeiro campeonato da pratica. Quando chegou a Alemanha ganhou os aparelhos que são usados até hoje e em seguida ganhou o titulo de esporte em 1975. Apenas em 1980 ela foi aceita nos jogos olímpicos, onde hoje participa nas modalidades individual e coletiva.

Aparelhos E Movimentos

Os aparelhos usados na pratica da ginástica rítmica são: corda, arco, fita, maças e bola. A começar pela corda, ela deve ter um tamanho proporcional a ginasta, e deve ser feita de material sintético. Com ela a ginasta faz movimentos como rotações, círculos, balanços, lançamentos e movimentos em oito. O arco é uma espécie de bambolê feito de madeira ou de plástico, que deve ter de 80 a 90 centímetro. A ginasta deve fazer com ele movimentos como rolamentos, balanços, lançamentos, giros, girar ao redor do pulso e outras partes do corpo.

É essencial que cada movimento do corpo e dos aparelhos façam ritmo com a musica, se isso não acontecer a ginasta perde pontos. A fita é o material mais conhecido, é feita de cetim com uma largura de 4 a 6cm. Uma vez que a ginasta usa a fita ela deve permanecer em movimento e nunca deve ficar parada ao longo da apresentação. A ginasta pode fazer espirais, lançamentos, entre outros.

A maça é um objeto que lembra um pino de boliche. Costumam ser usada com movimentos como rolamentos, curvas e círculos, além de lançamentos, ajudando a formar figuras assimétricas. A apresentação deve sempre acabar junto com a música e deve estar sincronizada, do contrário a atleta perde pontos.

Para conhecer mais sobre cada aparelho de ginástica rítmica, assista ao vídeo abaixo:



5 comentários

  1. MARIANA

    eu adorei esse site bjs y love ginastica

    • jamilly

      Eu. Tanbem. Porque. Estou. Fazendo. Um. Trabalho

  2. samira

    adorei

  3. ANA CAROLINS

    eu gostei desse site ameii !!!!!!!!!!

  4. Anne Doraciotto

    Faltou falar da bola, sendo que a mesma foi sitada acima.

Comente!




*Campos obrigatórios