Freekeh: O Grão da Vez para Emagrecer

Saiba tudo sobre o Freekeh.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas

Alguns alimentos são chamados de superalimentos porque eles trazem bastante benefícios ao organismo e, com suas características, provém uma vida mais saudável, combate a obesidade, o envelhecimento precoce e várias doenças. Dentre esses alimentos podemos incluir os chás verde, branco e preto; o chá de gengibre; maçã, uva e outras frutas vermelhas; linhaça, chia, quinoa e, agora, o freekeh.

O freekeh é um grão tradicional da comida árabe e foi descoberto recentemente pelos pesquisadores que procuram os alimentos aliados no emagrecimento. O grão ficou famoso no mundo inteiro, mas é conhecido pelos árabes há cerca de quatro mil anos ou mais. Ele é conhecido como trigo verde.

Para conseguir o freekeh, o cultivo do trigo é feito normalmente, mas a colheita é feita com o grão ainda verde. Além disso, o trigo passa por um processo de queima e as sementes são esfregadas, resultando em uma semente sem casa e preta.

Benefícios

O freekeh (leia friki) possui muita proteína e fibras, sendo mais rico em proteína do que a quinoa e mais fibras do que arroz integral. Devido a essas características, o freekeh traz maior saciedade e reduz a taxa de glicemia no sangue. Ao reduzir a glicemia no sangue, o freekeh impede que a insulina aumente no organismo; a insulina ajuda a estocar a gordura no organismo, por isso é bom que ela não atinja picos.

O freekeh ajuda a regular o intestino, pois possui uma grande concentração de fibras e amido resistente, um tipo de nutriente que estimula a proliferação das bactérias que auxiliam no sistema digestivo. Isso quer dizer que a absorção da gordura e dos outros nutrientes será melhor e, com isso, não haverá tanto estoque de gordura, a quantidade de gordura que não for utilizada será eliminada. Um intestino regulado significa menor risco de doenças intestinais, incluindo o câncer.

Por fornecer muita proteína, o freekeh ajuda a evitar a degeneração muscular, e a aumentar e fortalecer os músculos para aqueles que fazem musculação e outros exercícios para promover o aumento dos músculos e de sua força.

Todos esses benefícios fazem do freekeh um dos supergrãos que estão fazendo tanto sucesso entre os nutricionistas e os entusiastas da boa alimentação. O grão está sendo muito usado como alternativa entre aqueles que não gostam da quinoa. O trigo verde possui mais do triplo de fibras do que a quinoa e tem um sabor defumado, mais interessante para muita gente, enquanto a quinoa é um pouco amarga.

O único pecado do grão, é que como o trigo, possui glúten e não pode ser consumido por quem tem alergia ao nutriente, ou a doença celíaca.

Onde Encontrar?

O grão ainda não é facilmente encontrado no Brasil, mas empórios e armazéns especializados em comida árabe podem vender o grão, já que ele é mais tradicional nessa cultura. As lojas de produtos naturais também estão apostando na venda desse grão junto com todos os outros superalimentos. Restaurantes árabes, vegetarianos, veganos e de comida alternativa também estão apostando em pratos com esse grão.



1 comentário

  1. Maria

    Já pode ser encontrado o freekeh nas lojas Mundo Verde.

Comente!




*Campos obrigatórios