Foliculite

Entenda tudo sobre Foliculite.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Beleza, Bem Estar, Dicas

A foliculite é um quadro enfermo que se trata de uma lesão causada pelo bloqueio dos folículos capilares, semelhante a lesão causada pela acne, mas a foliculite não é causada por pele oleosa ou suja, a foliculite pode conter ou não pus, e se apresenta em regiões como as costas, as coxas, a nuca e regiões do rosto que apresentam pelos, como o bigode e a barba. Um sintoma apresentado no surgimento da foliculite é a dor, que acusa a inflamação, devendo ser feita uma compressa quente para aliviar a dor pois a ação é de drenagem nos folículos afetados, para em seguida poder procurar um médico dermatologista.
foliculite

Tratamentos

A esfoliação da pele pode prevenir o surgimento da foliculite, podendo ser utilizado somente água e açúcar com intervalos de duas semanas, usar roupas mais largas também evita o surgimento destas erupções que causam dor. Alguns medicamentos aplicados sobre a pele como pomadas, ou medicamentos de via oral, podem auxiliar no tratamento da foliculite. Somente através de exames que avaliam a pele, é que pode ser diagnosticado um caso de foliculite, pois a pseudofoliculite pode confundir o diagnóstico, devendo ser feitos alguns testes de laboratório para distinguir a origem da foliculite, se é causada por fungo ou bactéria.

Pseudofoliculite

Esta suposta foliculite é mais encontrada em pessoas que possuem a pele negra, geralmente homens que mantém os pelos da barba curtos. Ao fazer a barba, o pelo crespo pode fazer um curva e crescer em direção a pele, causando uma inflamação na região, devido a extensão da barba feita, toda a região pode ficar tomada por inflamações semelhantes a foliculite.

Dicas

Procure utilizar roupas menos justas ao corpo, depilar o corpo ou fazer a barba com menor frequência, se tiver de ser feita sempre, procure utilizar um barbeador limpo ou novo. Mantenha a região sempre limpa, assim como as roupas e toalhas que entram em contato com o local, evitando a proliferação da foliculite em outras regiões do corpo. Geralmente a foliculite responde bem ao tratamento aplicado, mas ela pode voltar a apresentar as lesões caso algumas precauções não sejam tomadas.

Para mais informações sobre foliculite, assista ao vídeo abaixo:

Comente!




*Campos obrigatórios