Exames Ginecológicos: Quais os Principais

Conheça quais são os principais exames ginecológicos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Variedades

Toda mulher deve fazer periodicamente uma consulta ao seu ginecologista mesmo que não esteja sentindo nada e, com isso, alguns exames podem ser solicitados ou realizados, inclusive, no próprio consultório.

Entre os principais exames ginecológicos podemos citar:

ginecologista

Papanicolau

É um exame microscópico das células raspadas a partir da abertura do colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero (ventre) que se abre na parte superior da vagina.

O Papanicolau pode causar algum desconforto semelhante a cólicas menstruais e fazer com que a mulher sinta um pouco de pressão durante o exame, podendo, inclusive, haver um pequeno sangramento depois do mesmo.

O Papanicolau é um teste de triagem para o câncer cervical, sendo que a maioria dos cânceres do colo do útero podem ser detectados precocemente se uma mulher faz o Papanicolau de rotina.

Colposcopia

A colposcopia é um exame simples, onde o procedimento, que é indolor e realizado no próprio consultório, leva entre 10 e 15 minutos. Para este exame a mulher deve ficar sobre a mesa e o ginecologista colocado um ácido acético sobre o colo do útero.

Após ele irá usar um colposcópio – um grande microscópio elétrico que ficará posicionado a cerca de 30 cm da vagina – para ver o colo do útero. Uma luz brilhante no final do colposcópio permite ver claramente toda a região.

Ultrassom pélvico

Um ultrassom pélvico é um procedimento não-invasivo, ou seja, a pele não é perfurada utilizado para avaliar os órgãos e as estruturas dentro da pélvis do sexo feminino. Um ultrassom pélvico permite a visualização rápida dos órgãos e estruturas pélvicas feminina, incluindo o útero, o colo do útero, vagina, as trompas de Falópio, ovários e, com um aparelho de ultrassom Doppler, é possível, também, verificar o fluxo de sangue em certos órgãos pélvicos

exames

A ecografia pélvica pode ser realizada utilizando um ou dois métodos:

  • Transabdominal (através do abdómen): Um transdutor é colocado sobre o abdómen com um gel condutor;
  • Transvaginal (através da vagina): Um longo e fino transdutor coberto com o gel condutor e uma bainha de plástico ou látex e é inserido na vagina.

Mamografia

A mamografia é um exame de raio X das mamas, usado para detectar e diagnosticar doenças da mama. A mamografia é o método mais eficaz de detectar o câncer em um estágio inicial, antes que a mulher ou um médico possam senti-lo.

A mamografia é utilizada como uma medida preventiva para mulheres que não têm sintomas da doença de mama. A mamografia geralmente envolve dois pontos de vista de cada mama. A American Cancer Society recomenda que todas as mulheres com 40 anos ou mais façam uma mamografia a cada ano, como parte de um programa de saúde da mama, que também inclui um exame anual das mamas por um profissional de saúde.

A mamografia diagnóstica envolve visualizações adicionais do peito da paciente e é usada quando uma anormalidade é encontrada durante a triagem, ou em mulheres que têm queixas mamárias, como uma massa de mama, secreção mamilar, dor mamária ou irritação da pele.



Comente!




*Campos obrigatórios