Economia Doméstica: Como Reduzir Despesas

Aprenda como administrar suas finanças.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Dicas, Economia, Variedades

Em momentos em que passamos por dificuldades financeiras, é importante saber como diminuir as despesas. Começamos cortando os supérfluos da nossa vida, mas muitas vezes não é o suficiente e precisamos a aprender a fazer mais com menos. Para isso, precisamos fazer um levantamento de todas as nossas despesas que temos e montar um plano de ação para reduzir os custos.
família econômica

Analisando as Despesas e Vendo para Onde o Dinheiro Vai

Anote tudo o que é gasto na sua vida, desde as despesas da casa, com comida, roupas, transporte e outros gastos que muitas vezes nem pensamos a respeito. O ideal é anotar todo gasto que você faz durante o dia, analisar seu extrato bancário e o do cartão de crédito. Envolva todos os habitantes da casa nessa tarefa.

Depois que você conseguir listar todas as despesas, defina as mais importantes como alimentação, transporte, aluguel/condomínio, água, luz e telefone, dentre outras. As que sobrarem podem ser eliminadas ou serem deixadas apenas para o caso de sobrar dinheiro. Das despesas importantes, defina quais delas podem ser reduzidas (aquelas que não têm despesas fixas como mensalidade escolar e parcelas de compras já feitas).
Agora, o próximo passo é mudar seus hábitos para reduzir essas despesas que podem ser reduzidas.

Mudando Hábitos Para Gastar Menos

Alguns hábitos específicos podem ajudar a diminuir despesas. Descubra-os e adote-os. Com a alimentação, evite comer fora de casa e comprar produtos congelados e prontos. Fazer a comida em casa é melhor, mais barato e mais saudável. Caso você não consiga cozinhar de jeito nenhum, aposte em coisas fáceis de montar como sanduíches, macarrão com molho pronto e etc. Sempre que possível coma café da manhã em casa, leve almoço e lanche para o trabalho, se for sair, coma em casa antes para gastar o mínimo possível.

Quando for fazer compras, vá com uma lista de compras já planejada, favoreça as promoções e tente substituir algumas marcas pelas mais baratas. Com as contas básicas como água, luz e telefone, fique sempre atento ao uso no dia a dia. Substitua as lâmpadas da casa por lâmpadas de baixo consumo, não deixe aparelhos e luzes ligadas se ninguém estiver usando, evite climatizadores (ar condicionado e aquecedor), acumule roupas sujas para usar a lava-roupas e o ferro de passar.



Comente!




*Campos obrigatórios