Cursos Online Grátis para Empregadas Domésticas

Saiba mais sobre o curso para empregadas domésticas.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Educação, Variedades

A profissão de diarista e empregada doméstica está sendo mais bem regularizada e melhor tratada pela sociedade brasileira. Por isso, também vem sendo esperado que as empregadas domésticas de hoje tenham mais conhecimento sobre como cuidar de uma casa, lidar com os produtos de limpeza, gerenciar tempo, planejar refeições e muito mais. Isso traz uma demanda, que vem das profissionais e das contratantes, de cursos de qualificação para empregadas domésticas.

Por Onde Começar?

Algumas atitudes já vem sendo tomadas por governos estaduais e instituições interessadas nessa qualificação das empregadas domésticas. A Casa Bombril, por exemplo, dá um curso básico em sua sede em São Paulo no qual as profissionais irão aprender matemática básica e revigorar a capacidade de leitura e escrita, como planejar atividades e tratar os produtos de limpeza. E caso a profissional queira se qualificar mais, a Casa também oferece outros cursos mais focados em limpeza, roupas, comida e outros.

O Governo do Distrito Federal também dá cursos de qualificação para essas profissionais usando as instalações das escolas públicas. O curso é voltado para melhorar a alfabetização e a matemática, saber quais os produtos específicos para cada atividade e material, cuidados básicos com roupas, aparelhos e, também, cozinha.

Mas, todos essas atitudes são locais (a Casa Bombril é em São Paulo) e seus cursos são presenciais, limitando o número de profissionais a que são acessíveis.

Cursos Online

empregada doméstica

Os cursos online gratuitos para empregadas domésticas ainda não são tão abundantes quanto os voltados a outras profissões. Os interessados podem mudar isso indo a alguns portais como o Portal Educação (portaleducação.com.br) e o IPED (iped.com.br) e demonstrando interesse nos cursos voltados para a profissão. O mesmo pode ser feito indo no site da Casa Bombril (casabombril.com.br) e pedir que eles melhorem a acessibilidade de seus cursos levando-os para o ambiente online e dando oportunidade às empregadas domésticas e diaristas de todo o Brasil.

O youtube é uma boa fonte para se conseguir algumas videoaulas e informações que podem ajudar a profissional empregada doméstica a trabalhar melhor ou até mesmo a se informar sobre cursos presenciais mais perto de suas casas e locais de trabalho. Uma busca no Youtube focando em cursos para empregadas domésticas nos levam a algumas reportagens sobre essas iniciativas em vários estados do país e algumas videoaulas sobre como planejar a rotina das tarefas, dicas de limpeza e muito mais. Para assistir, clique aqui.

Existem também muitos vídeos que informam as empregadas domésticas sobre seus novos direitos e responsabilidades de acordo com as recentes mudanças. Várias informações importantes podem ser achadas nesse site ou mesmo em videoaulas ou reportagens que podem ser encontradas no Youtube. O vídeo abaixo, por exemplo,  dá uma explicação bem simplificada e extensa sobre as novas leis das empregadas doméstica. O vídeo tem cinquenta e sete minutos e passa por todos os pontos dessa nova lei e como ela deve ser tomada na prática. É importante que a profissional saiba de seus direitos para não ser enganada ou ficar presa a algum tipo de relação trabalhista que seja ilegal e abusiva.



Comente!




*Campos obrigatórios