Cursos Gratuitos Para Idosos

Conheça tudo sobre os cursos disponíveis para idosos e como se inscrever para cursá-los.

idoso lendo

Aqui você irá encontrar diversos cursos voltados para a terceira idade onde poderá fazer sua inscrição gratuitamente e aprender novas habilidades. Veja abaixo quais os tipos de cursos oferecidos que você poderá se beneficiar.

Aquela época em que as pessoas da terceira idade após se aposentarem deveriam ficar em casa ficou no passado. Atualmente, existem diversas atividades ligadas a esta fatia da população que tende a crescer em todo o país até o ano de 2050 quando seremos um país de idosos, conforme as expectativas.

Entre as atividades desenvolvidas para este público estão os cursos nas mais diferentes áreas do conhecimento – esqueça os cursos de crochê e tricô, pois estes embora ainda sejam ministrados não atraem mais tanto as pessoas da terceira idade como há anos atrás.

Além disso, as instituições de ensino têm oferecido cursos gratuitos para pessoas que se encontram na terceira idade, principalmente, para que elas voltem ao convívio com a sociedade, como é o caso da USP (Universidade de São Paulo) que ofereceu, somente para o segundo semestre de 2013, mais de quatro mil vagas para idosos acima de 60 anos de idade, para os cursos de História da Arte, Princípios da Administração, Educação Física na Terceira Idade, entre vários outros.

Segundo dados do Senac (Serviço Nacional do Comércio) um dos cursos gratuitos mais procurados pelos idosos em todas as suas unidades escolares pelo Brasil é o de informática para a terceira idade. O curso possui duas fases (básico e avançado) sendo que o idoso aprende desde como fazer as primeiras tarefas no computador, acessar a internet e, inclusive, fazer planilhas eletrônicas com fórmulas avançadas.

Porém, não são apenas grandes instituições que oferecem cursos gratuitos para idosos, principalmente, porque existem na internet diversas opções de sites que disponibilizam conteúdo voltado a este público. Assim você poderá escolher um para se inscrever sem sair de casa como mostraremos a seguir.

Matrícula Gratuita na Universidade

Um ponto importante e que poucas pessoas sabem é que os idosos com mais de 60 anos tem a possibilidade de fazerem matrícula em qualquer curso de graduação sem a necessidade de fazer nenhum tipo de exame, como, por exemplo, o Enem ou vestibulares. Esta regra vale, inclusive, para universidades federais e estaduais onde o ensino é gratuito, sendo que é necessário apenas que exista vaga disponível no curso que ele queira fazer.

O idoso pode também, a seu critério e com autorização da universidade federal ou estadual, assistir aulas de disciplinas anteriormente acordadas como aluno ouvinte e, o melhor, de forma totalmente gratuita.

idoso estudando

Cursos Onlines

Outra maneira muito fácil e prática para idosos fazerem cursos gratuitos tem tudo a ver com a internet, pois há diversos sites na internet que oferecem cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, seja apenas com material de leitura ou, até mesmo, com vídeo aulas. De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) aproximadamente 35% dos alunos que fazem cursos gratuitos online no Brasil são idosos e escolhem, principalmente, áreas voltadas à administração, direito e conhecimentos gerais.

Claro que é importante ressaltar que nem todos os cursos gratuitos online oferecem a seus alunos certificados de conclusão, inclusive, aqueles que podem ser impressos em casa. Contudo, se o mesmo não for necessário (o que muitas vezes não é), pois o que se busca é principalmente o conhecimento esses cursos ainda continuam sendo interessantes.

Portanto, nenhum idoso pode dizer que não existem oportunidades de estudo, inclusive, os cursos gratuitos porque estes podem ser feitos presencialmente ou, até mesmo, a distância.