Cursos Gratuitos na Área da Saúde

Aprenda tudo sobre Cursos Gratuitos Na Área Da Saúde.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Educação, Variedades

A importância da qualificação frequente e contínua dos profissionais da saúde já se fez notar entre os profissionais dessa área no Brasil. A importância de fazer da educação e da qualificação mais flexível, aberta e fluida, também. Por isso, e pelas facilidades que a internet traz para a educação aberta, estão surgindo várias oportunidades de cursos gratuitos na área da saúde, também no Brasil.

Hospital Albert Einstein

Inspirado em iniciativas estrangeiras, como a plataforma Coursera que abriu várias aulas de grandes universidades para qualquer pessoa do mundo inteiro, o Hospital Albert Einstein, um dos maiores e melhores do país e da América Latina, resolveu criar uma plataforma de cursos gratuitos online na área de saúde. São trinta cursos de capacitação para profissionais de medicina e enfermeiros.

A meta do centro médico é chegar até duzentos cursos em 2014. O centro vê o conceito de ensino como uma propriedade e por isso, restringido a quem apenas pode pagar e estar presente em um local, como um conceito atrasado e que acaba causando vários problemas que temos hoje com profissionais da saúde sem qualificação ou que ficam sempre estancados nas mesmas técnicas, sem evolução.

Os cursos que já estão sendo oferecidos falam sobre prevenção e controle de infecções, amamentação, dengue, sepse, AVC, dengue, cursos sobre segurança do paciente, diabetes e muito mais. O centro dá um certificado de conclusão do curso caso faça uma prova para testarem seus conhecimentos. O aluno que não está interessado em um certificado pode escolher não fazer a prova. Confira os cursos abertos e como participar no portal do Hospital Albert Einstein.

curso de saúde

SUS e Escolas Técnicas

Quem já prefere uma aula presencial, o SUS oferece por meio das suas escolas técnicas (RET-SUS), vários cursos gratuitos para profissionais de saúde. Esses cursos são de qualificação técnica de ensino médio e são promovidos em escolas públicas espalhadas pelo Brasil. Os cursos estão entre as áreas de Enfermagem, Radiologia, Nutrição e Dietética, Farmácia, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Citopatologia e Hemoterapia, com possibilidade de expansão para outras áreas.

Você pode ver todos os cursos ofertados no site da RET-SUS . As escolas que oferecem os cursos podem ser encontradas ainda no mesmo site, nesta página que você acessa clicando aqui.

Outras Opções

Os SENACs, SENAIs e SEBRAEs dos diversos estados do Brasil também costumam oferecer cursos gratuitos, à distância ou presenciais. Infelizmente, as ofertas dependem mais das unidades e das instituições de cada estado. Mas, você pode procurar se informar nessas instituições de seu estado e ver quais os cursos gratuitos que eles estão ofertando e se algum está na área da saúde.

A Associação Brasileira de Educação à Distância ou ABED possui uma lista de cursos credenciados ao e-MEC, ou seja, os cursos à distância reconhecidos pelo Ministério da Educação. Confira as instituições do seu estado que são credenciadas no site e procure qual deles são da área de saúde e qual deles são gratuitos. Pela maior facilidade e menor custo dos cursos à distância, muitos deles são gratuitos ou com preços bastante acessíveis.



Comente!




*Campos obrigatórios