Cursos de Música Gratuitos

Saiba tudo sobre o Cursos De Música Gratuitos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Dicas, Variedades

Existem instituições e até mesmo escolas de arte que, sabendo do poder que a arte tem para mudar a vida das pessoas, oferecem cursos gratuitos para pessoas que não poderiam, por exemplo, fazer um curso de iniciação em dança, pintura ou outras formas de arte. A música, sendo uma das formas de arte mais populares e mais promissoras dos tempos atuais, não é nenhuma exceção.

música

Na maioria das capitais brasileiras consegue-se achar cursos de iniciação à música, cursos de instrumentos musicais, e outras vertentes, com descontos consideráveis ou até mesmo de graça. Uma pessoa que já sabe algum instrumento e mostra talento pode conseguir bolsas para aprimorar sua arte; mas também quem está interessado a começar do zero consegue achar cursos promissores.

Cursos em São Paulo

Em São Paulo, a instituição Oficina Metacultural oferece anualmente cursos gratuitos de teatro, dança, música e canto. Os interessados devem passar por um processo seletivo em três fases, mas vale muito à pena. O próximo processo seletivo provavelmente será em janeiro do ano que vem, com as inscrições começando em dezembro; mas a oficina oferece várias atividades interessantes que já podem começar a moldar seus conhecimentos em música e em outras artes. Confira o que está acontecendo no blog da Oficina clicando aqui  e fique atento para não perder as inscrições para o processo seletivo 2014.

Para crianças e adolescentes, o governo de São Paulo oferece o Projeto Guri, que abriu cerca de quarenta e sete mil vagas esse ano. As inscrições são por semestre, então você já pode procurar saber sobre as inscrições para o segundo semestre clicando aqui ou aqui.

Outra instituição que estava oferecendo cursos de música gratuitos em São Paulo (e também no Rio de Janeiro, Osasco e Santos) é o Grupo Pão de Açúcar. Saiba dos trabalhos da instituição clicando aqui.

Cursos à Distância

O IPED é uma escola virtual que oferece muitos cursos gratuitos. A instituição abre espaço para você pagar pelos cursos e conseguir mais vantagens como acompanhamento por um professor, videoaulas e outros materiais extras, mas o básico é oferecido gratuitamente. Encontra-se no site do IPED cursos de instrumentos e até cursos voltados para gêneros musicais como Gospel.

Por enquanto a instituição oferece contrabaixo e guitarra gospel e um curso básico de guitarra; mas também promete um curso de cavaquinho e teclado básico. Uma outra fonte maravilhosa de cursos gratuitos focados em videoaula é o Youtube. Graças ao espírito cooperativo das pessoas pelo mundo todo, hoje em dia há canais do Youtube que oferecem essas aulas como é o caso deste canal do youtube:

http://www.youtube.com/playlist?list=PLF8D8CDAC23192F94.

Essa é uma ótima opção para os mais disciplinados e autodidatas que têm instrumentos em casa. Com as aulas básicas você já tem conhecimento o suficiente para pegar outros materiais avulsos na internet e praticar. Quem sabe mais na frente você não concorre a uma bolsa em um curso de música mais avançado?

Uma outra ideia é começar praticando com cursos à distância gratuitos e, depois que já dominar a técnica, entrar para uma faculdade de Música, ou para cursos de extensão que as universidades federais que possuem faculdade de Música oferecem.



Comente!




*Campos obrigatórios