Curso Técnico de Petróleo

Conheça um curso tão procurado nos últimos tempos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Educação

O Brasil está virando um dos maiores produtores de petróleo do mundo e, com isso, a carreira de técnicos em petróleo e gás vem crescendo muito. A exploração do Pré-sal aumentou muito a oferta para esse profissional, principalmente no Rio de Janeiro, onde o Comperj, o Complexo Petroquímico, está planejando criar mais de duzentos mil empregos. Além do Rio de Janeiro, Santos e o Nordeste também oferecem emprego para esses técnicos, sendo outras regiões com alta produção de petróleo.

Quem está interessado nessa profissão, deve procurar bons cursos técnicos de petróleo e gás, sendo os melhores deles, hoje em dia, localizados no Rio de Janeiro.

petróleo

SENAI Rio

O SENAI do estado do Rio de Janeiro oferece, em várias unidades, um curso técnico em petróleo e gás com o objetivo de desenvolver habilidades importantes para a operação, controle e monitoramento de sistemas de unidades, focando nas suas atividades relativas ao refinamento do petróleo. Esse curso é voltado para alunos do ensino médio do segundo ano para cima, ou aqueles que já se formaram. Ele ensinará, com teoria e prática, como funciona os sistemas que levam ao refino do petróleo em várias fases.

No seu conteúdo programático temos o ensino de linguagens técnicas tanto em português como em inglês e um aprimoramento da leitura e redação técnica; também são ensinadas as ciências aplicadas nessa indústria, ou seja, a matemática, informática e química (com foco na aplicação delas na indústria e não um ensino completo das ciências); também são incluídas normas de segurança e ambientais, como a legislação ambiental, saúde e segurança no ambiente industrial, higiene na indústria, primeiros socorros, combate e prevenção aos incêndios.

Em outros módulos também são ensinadas como devem ser as condições de trabalho na indústria de petróleo e gás natural; a física aplicada a essa indústria, o que inclui noções do sistema naval, mecânica dos fluidos e termodinâmica. O aluno também entra em contato com os equipamentos e componentes da indústria (válvulas, tubulações, bombas, compressoras, turbinas, trocadores e fornos); os fundamentos da eletrônica aplicados nessa indústria; desenho e instrumentos de medição que são usados no refino do petróleo e na indústria de gás natural; operação de sistemas e processos de produções; coordenação de produção e programação de produção.

extração de petróleo

Horas de Curso

Tudo isso é dado em 1420 horas de aulas teóricas, práticas e estágio em empresas de cadeias produtivas de petróleo e processamento de seus derivados. O certificado do SENAI nesse curso é um dos mais valorizados do mercado e abre muitas portas para quem está procurando emprego nessa indústria. Entre em contato com o SENAI do Rio de Janeiro e procure saber onde eles estão dando esses cursos e o preço. O SENAI tende a facilitar o pagamento e até dar desconto para quem provar que é de baixa renda, parte dos programas de qualificação da mão de obra brasileira. Investigue também a possibilidade de outros SENAIs abrirem esse curso. É mais provável que isso aconteça apenas nos locais em que a indústria de refino de petróleo seja mais rica, como o Rio, Santos e algumas cidades do Nordeste.



Comente!




*Campos obrigatórios