Curso Gratuito de Técnico em Cervejaria

Conheça o curso que te ensina a fazer cerveja.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Educação

Podemos verificar com bastante facilidade que no Brasil temos uma determinada quantidade de adoradores da bebida cerveja, sendo que muitas destas pessoas podem ter o interesse em trabalhar com a sua fabricação, sendo assim, vejamos agora mesmo a possibilidade de se fazer um curso de técnico em cervejaria, fazendo com que desta forma você possa ter qualificação para trabalhar na área de bebidas, sendo que o salário que acaba por ser oferecido por pessoas que atuam nesta área é de até R$5.000,00.

Curso De Cerveja

De acordo com o que foi divulgado recentemente, podemos verificar que o Senai Rio, que é considerada como a única entidade que disponibiliza no Brasil o curso de técnico em cervejaria no Brasil, com relação a carga horária do curso, este é de 1.200 horas e pertence a qualificação de tecnólogo, de produção alimentícia.

O curso tem como objetivo fazer com que o aluno esteja preparado para trabalhar em unidades que sejam especializadas na fabricação de cervejas, o profissional ainda poderá participar de diferentes etapas, como o caso de moagem do malte, a maceração, a filtração, decantação e resfriamento, assim como também o processo de fervura.

Duração do Curso

cervejas

A duração do curso é em média de um ano, e se trata de 8 horas diárias, sendo que os alunos deverão aprender a selecionar os ingredientes de uma forma melhor, até que se tenha a harmonização, para que desta forma se tenha um produto final de bastante qualidade, assim como também deverá ainda compreender as etapas da fabricação da cerveja, e claro que os estudantes ainda deverão conhecer os requisitos e conhecimentos básicos sobre engenharia, assim como também gestão, bioquímica, e para finalizar, fisico-química.

No curso também é considerado como importante que o aluno aprenda questões como classificação de cervejas, processos que seja químicos e físicos, malteação, filtração, engarrafamento, controle de qualidade, e também como deve funcionar a sua comercialização.

E para aqueles que estão com dúvidas sobre o mercado, é considerado como bastante amplo para se atuar no Brasil, e é considerado apenas como o 4º menor fabricante do mundo, sendo que os brasileiros acabam por consumir uma média de 57 litros de bebida por ano.

Sendo que desta forma, o técnico acaba por estar preparado para atuar na industria de fabricação de cervejas, em micro cervejarias, e também em estabelecimentos de comercialização desta bebida. E ainda o técnico poderá se tornar um mestre cervejeiro, sendo que para isto você deverá apenas realizar uma especialização, no entatno, esta é oferecida apenas fora do país.

Sendo assim, se você tem interesse em realizar o curso de técnico de cervejaria, o ideal é que você procure o quanto antes o Senai Rio e então verifique a disponibilidade do curso, assim como também como deverá fazer para realizar a sua inscrição, para que desta forma você consiga garantir a sua vaga, assim como também para que você consiga garantir ingressar no mercado o quanto antes, afinal, se há procura, é necessário que haja profissionais qualificados para atuar.



2 comentários

  1. wagner

    gostaria muito de fazer esse curso de tecnologo de cervejaria. mas porem moro no rio grandedo sul . sera que voces não podem trazer para o sul o curso? garanto que muitos cervejeiros artesanais fariam. abraço

  2. washington

    Quero muito fazer esse curso mas moro em pernambuco como posso fazer

Comente!




*Campos obrigatórios