Curso Gratuito de Cuidador de Idosos

Confirma mais informações sobre o Curso Gratuito De Cuidador De Idosos.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Educação

O mercado profissional brasileiro vem demandando bons cuidadores de idosos. Com o aumento da expectativa de vida e da idade média do brasileiro, o número de idoso vem aumentando e muito. Infelizmente nossa sociedade e nosso ritmo de vida não nos dá espaço para parar tudo e cuidar dos mais idosos na nossa família, sem contar o caso de idosos que moram longe de seus filhos ou do resto da sua família. Além disso, em muitos casos, o idoso precisa de um cuidado especial que nem sempre um membro da família pode dar.

Por isso, a procura por bons cuidadores de idosos é frenética e bem frustrante. A falta de cuidadores e companheiros para idosos está virando um problema social, e bons profissionais podem ganhar muito bem para fazer companhia e cuidar de uma pessoa mais idosa. Para facilitar a entrada de pessoas novas nessa profissão, algumas instituições oferecem cursos gratuitos de cuidadores de idosos.

SENAC Nacional

Pelo menos uma unidade do SENAC de cada estado oferece o curso de cuidador de idosos gratuitamente, é tudo uma questão de formação de turma. O curso faz parte dos esforços do Governo Federal, junto com as instituições do sistema S, para formar profissionais capacitados nas ocupações com maior demanda do mercado. Como já dissemos, bons cuidadores são muito procurados, e o Senac pretende forma-los para suprir as necessidades do mercado.

O curso do SENAC conta com uma carga horária de cento e sessenta horas, contém material didático incluso e pode ser feito por qualquer pessoa com mínimo de dezoito anos, ensino fundamental completo e os documentos básicos (carteira de identidade, CPF e os comprovantes de escolaridade e endereço).

O curso ensina direito e biossegurança na terceira idade, anatomia e fisiologia, patologias da terceira idade, primeiros socorros e cuidados com idosos. Além de aula expositiva, o curso envolve atividades práticas e dinâmicas.

cuidador de idosos

O curso gratuito de cuidador de idosos do Senac é uma ótima oportunidade para quem quer uma boa profissão e com boas chances de emprego. Quem quiser ser cuidador de idoso também deve pensar que é uma profissão que exige muita paciência, bom humor e o gosto por cuidar de pessoas mais vulneráveis.

Cursos Online

Devido às facilidades de se oferecer um curso online gratuitamente, várias profissionais de áreas técnicas estão encontrando ótimas oportunidades na educação à distância, e o curso de cuidador de idoso é uma delas. Várias empresas oferecem o curso de graça como é o caso da Prime Cursos e o IPED.

Os cursos oferecem noções sobre cuidados com a higiene pessoal dos idosos, de sua pele, alimentação, hidratação e nutrição, os cuidados com a roupa, saúde na terceira idade, identidade do idoso brasileiro, problemas comuns na terceira idade como incontinência urinária, exercícios especiais para idosos aumentarem a flexibilidade, resistência e a mente, como prevenir quedas em idosos e como agir caso elas aconteçam, transtornos mentais em idosos como depressão, demência, esquizofrenia, ansiedade e hipocondria, Alzheimer, Parkinson, dietas para idosos, cuidando do idoso dentro de casa, como aumentar a segurança dos ambientes e muito mais.



Comente!




*Campos obrigatórios