Cuidados para Gestantes Diabéticas

Saiba como cuidar da diabetes na gravidez.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher, Saúde

Pessoas com diabetes devem tomar cuidados especiais com sua saúde devido às diferentes consequências que essa doença traz ao organismo. Apesar de ter suas limitações, com cuidados especiais e muita atenção à saúde, os diabéticos podem fazer muitas coisas que, há muito tempo atrás, era considerado risco de vida. O que todo diabético deve entender, é que os cuidados com sua saúde são específico e especiais, e não podem ser negligenciados. Um dos casos em que uma diabética pode viver feliz e saudável portanto que se cuide é a gravidez. Uma mulher com diabetes pode realizar o sonho de engravidar se quiser, portanto que tome alguns cuidados.
grávida diabética

Antes de Engravidar Se Preocupe com a Diabetes

É ideal que a mulher diabética controle bem seus ciclos e sua fertilidade para que se tome os cuidados necessários antes de engravidar também. Antes da concepção, a diabética (com diabetes tipo 1 ou 2), deve alcançar o controle glicêmico levando aos níveis recomendados pelos médicos, ou seja HbA1c < 7%. Uma gravidez em uma mãe com elevado nível glicêmico é arriscada, pois podem ocorrer deformidades fetais e aborto.

A mulher diabética que pretende engravidar deve fazer avaliação com um oftalmologista, pois a retinopatia pode aparecer ou piorar durante a gravidez. Caso ela exista, faça o tratamento antes de engravidar. A avaliação dos rins também é essencial, pois doenças renais podem piorar com a gravidez.
Fica bem claro que as diabéticas devem evitar gravidez não planejada.

Cuidados Durante a Gravidez

Durante a gravidez, a diabética deve ser acompanhada de perto por seus médicos para que seus níveis de glicose se mantenham controlados; ela não ganhe peso, pois isso pode complicar sua situação. É importante que a grávida diabética faça atividades físicas próprias para gestantes e controlem sua dieta com cuidado. A mulher diabética só deve parar de tomar suas medicações orais se os médicos permitirem, e deve fazer a autoavaliação das taxas glicêmicas e da pressão arterial diariamente.

Cuidados Durante o Parto

A diabética pode passar por parto normal ou cesariana, a decisão final é sua; mas é importante que ela tenha um obstetra que tenha experiência em gravidez em diabéticas e gravidez de risco para saber aconselha-la e monitora-la caso ela não esteja em condições de fazer um dos dois processos de parto.



Comente!




*Campos obrigatórios