Cuidados Antes de Contratar Serviços de uma Operadora de Celular

Dicas para ficar atento com operadoras de celular.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Celular, Dicas, Tecnologia

Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de contratar uma operadora de celular. São muitas reclamações, muitas sugestões diferentes e muito terrorismo. Parece que ninguém está contente com sua operadora de celular e todo mundo tem uma história para contar sobre um problema grande que teve com a sua operadora.

Para evitar esses problemas, ou resolvê-los com rapidez e sem dor de cabeça, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – e o Ibedec – Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – dá algumas orientações sobre o que fazer antes de contratar um serviço de telefonia.

celular notas

Contrato

Pergunte como ter acesso ao contrato de prestação de serviços e estude-o com cuidado. É uma coisa chata de se fazer, mas é exatamente porque ninguém lê o contrato, que muitos vendedores e campanhas de marketing das operadoras vendem serviços que não constam no contrato. No futuro, quando a operadora não lhe prestar o serviço e você for reclamar, ela terá o contrato para provar que esse serviço não constava do pacote vendido. Verifique se essas promessas estão no contrato e, caso não estejam, peça para serem inseridas ou passe para a próxima.

Documentação

Guarde o contrato, os materiais publicitários que a operadora lhe deu, arquive os números de protocolos de reclamações e serviços da operadora. Deixe tudo bem classificado, guardado e organizado em uma pasta. Caso a operadora não resolva seus problemas, você pode levar tudo isso para a Anatel e ter certeza de que poderá provar suas reclamações. Isso também é importante para quem ainda está contratando a operadora, porque em contratos feitos pelo telefone, você tem sete dias depois da instalação para desistir e pode usar esses protocolos e documentações para isso.

Informe-se Sobre as Tarifas

As informações sobre preços e tarifas em planos de celular estão sempre cheios de asteriscos e informações em letras pequenas. Leia tudo, pergunte sobre essas exceções e condições e, principalmente, se informe de quais são as tarifas e preços no SITP – Sistema de Informações de Tarifas e Preços – que pode ser encontrado no site da Anatel e do Ibedec.

Prefira Planos Familiares

O Ibedec registrou que os planos para toda a família são mais vantajosos e trazem menos reclamações, e o brasileiro já sabe disso, pois a grande maioria está seguindo esses planos, ou usando as mesmas operadoras de seus familiares caso tenham uma conta pré-paga. Os planos familiares têm tarifas zero ou quase zero entre familiares e são os mais econômicos.

atendimento de celular

Fidelização

Caso a operadora inclua um aparelho com um plano de fidelização, leia o regulamento atentamente e pesquise o preço do aparelho caso comprado em contratos separados. Muitas vezes não vale a pena ficar fidelizado à operadora durante muito tempo só para conseguir um aparelho e o plano individual pode ficar mais barato e menos restritivo. Prefira os planos sem fidelização, existem muitos hoje e a fidelização é, muitas vezes, motivo de dores de cabeça para os clientes que se sentem presos a uma operadora que não lhes satisfazem.



Comente!




*Campos obrigatórios