Como Tirar 2a Via de Carteira de Motorista

Se você, por algum motivo, extraviou sua CNH, saiba como tirar a 2a via

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Documentos, Variedades

No Brasil, para que uma pessoa possa dirigir qualquer veículo automotivo é necessário portar um documento chamado de Carteira Nacional de Habilitação. Ou seja, os motoristas não podem simplesmente ter a habilitação para dirigir, é necessário portar o documento consigo. Para tirar a carteira de habilitação, é necessário que os motoristas sejam aprovados no curso e nos testes feitos pelo Detran. Em um primeiro momento, as pessoas ganham uma carteira provisória, e depois de um determinado tempo eles ganham a carteira definitiva. Como você pode acabar extraviando este documento, saiba como tirar 2a via de carteira de motorista.

segunda via

Como o porte deste documento é obrigatório quando a pessoa está dirigindo, caso perca seu documento por qualquer outro motivo, é necessário fazer uma segunda via da carteira nacional de habilitação.

Como tirar a 2ª Via da CNH?

Para fazer a segunda via da CNH, as pessoas precisam se dirigir para o Detran mais próximo de sua casa. Algumas cidades também contam com as centrais de serviços chamados de Poupatempo onde também é possível tirar a segunda via da carteira de motorista. Nestes locais também possível ter acesso a outros serviços do Detran, como transferência da CNH, consulta de multas, dentre outros.

Em algumas cidades, é possível fazer o agendamento pela internet ou marcar hora para fazer este documento. Para isso, consulte o site do Detran do seu estado.

Precisa fazer exame médico?

Não é necessário fazer o exame médico para fazer a segunda via da carteira de habilitação, desde que o exame feito anteriormente não esteja vencido.

Precisa fazer provas teóricas/práticas?

Também não é necessário fazer nenhum tipo de prova para tirar a segunda via da carteira de habilitação, mas o motorista não pode estar com os documentos vencidos quando for fazer esta segunda via.

Documentos Necessários

Para tirar a segunda via da carteira de motorista será necessário os seguintes documentos:

  • – Carteira de Identidade e CPF
  • – Boletim de ocorrência com o registro da perda ou do roubo dos documentos;
  • – Comprovante de residência;

É necessário ainda fazer o pagamento de uma taxa, que é informada no momento que a pessoa vai até o DETRAN ou ao Poupatempo.

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:



Comente!




*Campos obrigatórios