Como Organizar Suas Fotos Online

Tenha dicas para organizar suas fotos na internet.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Internet, Tecnologia

O mundo digital nos deu a possibilidade de acumular um número absurdo de fotos. Como não somos obrigados a revelar todas as fotos que tiramos, e não nos custa nada apontar a câmera para qualquer coisa que achamos interessante e apertar o botão, acabamos fotografando todos os minutos de nossas férias ou de algum evento que nos foi importante. Isso nos traz a possibilidade de ter recordações de praticamente qualquer bom momento da vida, e colecionar fotos ótimas, mas também nos deixa com uma imensa dificuldade na hora de organizar essas recordações.

fotos no drive

Quem não organiza suas fotos digitais acaba acumulando um monte de fotos que nunca vai ver. Afinal, não é sempre que você tem tempo ou paciência para passar duas horas olhando quinhentas fotos que você tirou nas férias de verão há dois anos atrás. Por isso, é muito importante que você organize suas fotos em álbuns virtuais online, assim você pode recordar seus bons momentos aonde estiver e com ordem.

A seguir, algumas dicas de como organizar suas fotos online.

Limpando e Renomeando

O segredo da organização de fotos online é um bom software ou site que faça isso, mas primeiro, há algumas coisas que você deve fazer para otimizar o processo. A primeira coisa que você deve fazer é filtrar suas fotos e apagar uma boa parte delas. Um número absurdo de fotos vai deixar a organização e a visualização das suas fotos mais difíceis no futuro e, deixar fotos repetitivas ou mal tiradas apenas deixa seu álbum mais feio e tedioso, além de ocupar muito espaço, o que pode ser um problema na hora de colocar suas fotos online.

É comum apenas descarregar todas as fotos no computador e deixa-las lá em uma pasta, mas, se você estiver resolvido a organizar suas fotos online, deve vencer a preguiça e passar foto por foto apagando as que estão mal tiradas, feias ou repetitivas. O ideal é fazer isso na hora de descarregar, passando foto por foto e deixando na pasta apenas o que você realmente vai aproveitar. Isso economiza espaço no seu computador, no backup de fotos que você irá fazer e no local onde colocará suas fotos online.

Outra coisa que você deve fazer para otimizar o processo de organização, também ideal ser feito na hora de descarregar as fotos, é nomeá-las com cuidado. Coloque uma identificação fácil nas fotos, com o local e a data (ou nome do evento e data) como por exemplo, casamento_silvia_020212. Isso faz com que as fotos sejam mais fáceis de organizar e encontrar no futuro.

Fotos na nuvem

Softwares

Depois de filtradas e bem nomeadas, passe a organização das suas fotos para um software. O Picasa é um dos melhores e mais usados. Ele permite criar álbuns, manda as fotos para as nuvens (ou seja, elas ficam online) automaticamente, assim que são descarregadas, permite a renomeação em massa das fotos, etiqueta as fotos com palavras chaves para você encontra-las facilmente, tem funções de edição, apresentação de slides e muito mais.

Caso o espaço online que o Picasa dê não seja o suficiente para suas fotos, organize-as com o software e depois passe-as para um serviço de estoque de dados nas nuvens como Dropbox ou Google Drive, ou coloque em redes sociais de fotos, como o Flickr e até mesmo o Facebook, mudando as configurações de privacidade dos álbuns que você não quer que todo mundo veja.



Comente!




*Campos obrigatórios