Como Manter sua Casa Limpa por Mais Tempo

Aprenda como conservar a limpeza de sua casa.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Dicas

Algo que age como elemento desencorajador para várias pessoas na hora de limpar a casa é o fato de bem cedo ela voltará a ficar suja. Limpar a casa é difícil e trabalhoso, sujar, fácil e rápido (e muitas vezes prazeroso). Mas, como não podemos viver em casas sujas, precisamos limpa-las mesmo assim.

Felizmente, existe formas de manter a casa limpa por mais tempo e evitar a limpeza pesada por mais tempo. Tanto produtos e tecnologias voltadas à limpeza da casa no mundo moderno (onde homens e mulheres dividem as tarefas e têm um tempo limitado para cuidar da casa) como hábitos de manutenção da organização e da limpeza ajudam a manter a casa limpa por mais tempo.

limpeza de casa

Evite a Sujeira

Alguns hábitos e utensílios ajudam a deixar a sujeira do lado de fora. Um dos hábitos mais famosos e cada mais adotado em todos os países do mundo é o de tirar os sapatos quando em casa. Conhecemos esse costume como japonês, mas é também usado em outros países da Ásia e já muito difundido na Europa. Ter um espaço reservado para deixar seu sapato na entrada da casa ajuda a manter a casa limpa, pois trazemos sujeira demais do lado de fora.

Para não causar desconfortos, deixe a entrada de sapatos livre em festas e jantares, mas no dia a dia, tente manter o hábito. Quem não quer banir totalmente os sapatos pode colocar bons capachos na entrada de casa e instruir a limpeza da sola dos sapatos aos familiares.

Não Acumule

Resolva o problema da sujeira na hora e você verá que suas preocupações com a limpeza da casa serão menores. Aja nas manchas assim que elas acontecem (é mais fácil retira-las assim), instrua as crianças (e adultos também, infelizmente) a limpar a sujeira na hora caso derrubem algo no chão e faça de uma obrigação cada um lavar seus pratos e talheres logo após o uso.

Faça Uma Rotina

Faça uma rotina de limpeza de acordo com sua própria rotina e seu ânimo para a limpeza. Quem realmente odeia o dia da limpeza é melhor dividir as tarefas ao longo da semana, assim a casa está sempre limpa e você não precisa tirar um dia inteiro para isso. Passe o aspirador de pó em todos os cômodos dia sim e dia não, sempre limpe fogão e pratos assim que usar, limpe os armários e a geladeira semanalmente, limpe o vaso e a pia do banheiro todos os dias, e assim por diante.



Comente!




*Campos obrigatórios