Como Limpar Tábua de Corte Corretamente

Aprenda como higienizar uma tábua de alimentos corretamente.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Culinária, Dicas, Limpeza

A higienização e a circulação das tábuas de corte são muito importante para nossa saúde. Dependendo da tábua de corte, ela pode ser nociva à saúde, como a de madeira, a não ser que passe por uma higienização profunda e seja guardada longe dos insetos.

Tanto as tábuas de madeira como as de plástico podem grudar sujeiras nas reentrâncias ou virarem grandes culturas de bactérias. Por isso, imediatamente após o uso, as tábuas devem ser higienizadas, secas e guardadas. Caso elas comecem a mostrar desgaste, é preciso trocar pois a faca pode fazer cortes nas tábuas que são mais difíceis de higienizar e podem criar condições ideais para proliferação de bactérias.

Dicas de Higienização

A primeira medida de higienização que você deve tomar começa antes de comprar uma tábua. Os especialistas em saúde recomendam a tábua de vidro lisa que não cria as fissuras que podem ajudar na proliferação de bactérias.

tábua de carne

Mas, os usuários não gostam muito dessas tábuas porque elas estragam o fio das facas. Os grandes chefs de cozinha tendem a preferir as grossas tábuas de madeira, mas os agentes de saúde dizem que ela é a mais propensa a criar culturas de bactérias. Um meio termo é a tábua de plástico, contudo que elas sejam trocadas ao menor sinal de desgaste.

Uma Tábua para cada Tipo de Alimento

Independentemente de qual tipo de tábua você prefira, é aconselhável usar uma tábua diferente para cada tipo de alimento. Costuma-se separa-las por cor: As brancas são usadas para aves, amarelas para frutas, azul para peixes e frutos do mar, verde para verduras e folhas, vermelho para carne vermelha. Isso ajuda a manter as tábuas mais limpas (porque cada produto atrai um tipo diferente de bactéria e você não quer essa diversidade nas suas tábuas) e não interferem no gosto da comida.

Compradas as tábuas, a dica é manter suas ferramentas sempre bem higienizadas. A bucha de limpar não pode ficar mergulhada em água com sabão, deve ser trocada com regularidade e deve ser limpa em água fervente (deixar de molho de dois a cinco minutos, retire, deixe esfriar, torça para retirar o excesso de água e deixe-a em lugar seco para que ela seque naturalmente) após o uso. Caso você mantenha sua bucha bem desinfetada, basta lavar bem as tábuas logo após o uso com água corrente e detergente, e deixa-las escorrendo em pé. Guarde-as em lugares secos e arejados.



Comente!




*Campos obrigatórios