Como Limpar o Teclado do Computador – Tutorial

Aprenda a limpar o teclado de seu computador sem danificá-lo

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Dicas, Limpeza

Este que é um periférico considerado fundamental para o seu dia a dia, mas é tão negligenciado, o teclado precisa acima de tudo de muitos cuidados de manutenção especiais, para que se tenha uma boa higiene e ainda conservar o seu funcionamento por muito mais tempo do que você já o utiliza.

Contar com um teclado limpo sempre requer um pouco de trabalho a ser realizado e ainda uma boa vontade, e poderá ser realizado um processo de tempos em tempos para se manter toda a higiene e o bom funcionamento do equipamento, já que o excesso de resíduos poderá o fazer emperrar embaixo de suas teclas.

teclado

O que você irá precisar para fazer a sua limpeza

Para fazer uma boa limpeza no teclado é mais simples do que parece, ela deverá começar com a preparação de alguns itens como por exemplo uma boa chave de fenda simples e fina, um pano que não venha a soltar fiapos.

Água bem como detergente ou sabão neutro e um pouco de álcool isopropílico para misturar com os materiais. Uma outra dica bastante interessante que poderá ser utilizada é um spray de ar comprimido ou ainda um aspirador que tenha uma entrada pequena para fazer a limpeza.

Comece desencaixando suas teclas

É simples se desencaixar as peças para fazer a limpeza, esta que deverá ser feita tanto na parte superior como na inferior das teclas e suas laterais. É importante ter a certeza de ter um outro teclado ou ainda uma foto tirada na hora para saber onde irão as teclas na hora de o remontar, um aplicativo de teclado virtual também poderá ajudar nesta verificação.

  1. É importante que o teclado esteja desconectado do computador para evitar acidentes quando for realizada a sua limpeza. E em seguida procure desencaixar as teclas com uma chave de fenda, no caso de teclados de desktops mais antigos você poderá colocar a chave de fenda embaixo da tecla e a levantar de forma gentil, da direita para a esquerda sentindo assim todo o seu encaixe se deslocando.
  2. Não esqueça nunca de guardar referências para montar posteriormente e encaixar novamente as peças em seu devido lugar.
  3. No caso de notebooks também é possível, mas a sua estrutura de encaixe é um pouco mais refinada, por isso é importante ter cuidado e delicadeza para não quebrar nada.
  4. Em seguida procure lavar as teclas

teclado de computador

  1. As teclas poderão ser lavadas com a solução citada anteriormente, vale a pena as deixar de molho em água morna por alguns minutos ou utilizar também uma boa escova.
  2. Depois disto poderá secar as mesmas normalmente e seguir o processo de remontagem das letras, é importante que a água jamais entre em contato com os circuitos elétricos existentes do teclado, já que pode gerar curto circuito tanto no teclado como no computador, por isso cuidado.
  3. O suporte do teclado poderá ser limpo com um aspirador de pó pequeno, ou você poderá sacudir a poeira na rua ou em um tanque mesmo, e depois realizar a passagem de um pano com o álcool isopropílico, e está pronto. Basta montar e utilizar novamente.


Comente!




*Campos obrigatórios