Como Limpar Fisicamente o Computador de Forma Segura

Saiba como limpar seu computador sem danificá-lo

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Dicas, Limpeza

Muitas vezes, se seu computador está sujo, ele acaba apresentando problemas, principalmente se nunca foi limpo. O computador, pelo simples fato de ficar próximo ao chão e também ter aberturas nas suas partes traseira e lateral, juntam grandes quantidades de sujeira. Por isso a seguir iremos lhe dar algumas dicas de como realizar a limpeza do seu computador. Vale lembrar acima de tudo que todos os procedimentos que deve ser realizados precisam ser feitos com o computador desligado completamente.

notebook

Como limpar o gabinete do seu computador

No caso do gabinete do computador, ele deverá ser limpo com um pano que deve estar embebido em um detergente de multiuso ou até mesmo com a pasta branca de limpeza. Aquele produto de limpar pedras que é vendido nas ruas é uma ótima alternativa e dá um resultado incrível.

Limpar o interior do micro é a parte que dá mais trabalho mas também deve ser feita

Antes de realizar a abertura do seu computador, é importante remover o seu cabo de força da tomada. A poeira mais grossa que estiver pro ali poderá ser limpa utilizando um pincel que seja bem grosso ou ainda uma escova de dentes macia. Caso o interior do computador estiver muito sujo, é importante procurar remover todas as placas e todos os cabos para fazer a limpeza com uma maior eficiência e maiores resultados. Analise bem todas as posições corretas de cabos para não danificar o computador e conseguir o montar depois novamente. Se for possível tire uma foto, ela irá poder lhe ajudar.

Cuidados

  • Os contatos existentes de borda das placas e dos módulos de memória do computador devem ser limpos sempre com uma borracha branca, procurando assim apagar a sua sujeira. Tudo isto deverá ser feito bem longe do computador para que estes pequenos pedaços de borracha, não  caiam acidentalmente no gabinete, o que poderá danificar bastante a máquina.
  • Em seguia os slots e conectores da placa mãe, bem como o soquete onde fica o processador deverá ser limpo com o maior cuidado, sempre se utilizando de uma escova de dentes embebida com álcool isopropílico, o que deverá fazer a diferença na hora da sua limpeza.
  • O que é ideal na hora de limpar estas partes é procurar retirar a placa mãe de dentro do computador, caso ela seja fixa isto não tem como, mas se não for você poderá até mesmo dar um banho nesta placa utilizando também o álcool isopropílico.

computador

  • Faça a limpeza nas ventoinhas existentes, bem como no processador, na sua placa de vídeo e na sua fonte de alimentação, a limpeza deve sempre ser feita com um pincel ou ainda com uma escova de dentes, nunca com aspiradores de pó. Caso as ventoinhas estiverem muito empeiradas é importante que você as desmonte para as limpar corretamente.
  • Tanto o cooler principal como a fonte podem ser desmontados, mas é um procedimento um pouco mais técnico, e por isso existem vídeos e tutoriais na internet que podem também lhe ajudar a realizar esta limpeza de forma mais completa.

Comente!




*Campos obrigatórios