Como Limpar a Caixa D’água

Dicas para limpar a caixa dágua corretamente

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Dicas, Limpeza

Para a sua saúde e a de toda a sua família é fundamental se ter a caixa d’água sempre limpa para não ter problemas, por isso a seguir iremos dar algumas dicas para realizar a limpeza da caixa d’água passo a passo, de forma bem simples de se fazer.

É importante antes de mais nada se tirar um dia inteiro para realizar a limpeza da caixa d’água e com isto evitar possíveis riscos de doenças que são causadas por água contaminada e que geram problemas de febre e diarreia por exemplo.

água

Como realizar a limpeza da caixa d’água passo a passo

  • Primeiramente é fundamental se fechar o registro de entrada da água para a sua casa.
  • Em seguida procure colocar as luvas e as suas botas de borracha para realizar a limpeza e não ter acidentes, já que provavelmente a caixa esteja escorregadia e a bota permite que você fique bem firme no chão.
  • Em seguida procure esvaziar totalmente a caixa d’água e guarde um pouco de água em baldes para utilizar na hora de começar a limpar a sua caixa d’água posteriormente.
  • Procure também tampar as saídas de água para evitar a possível passagem de água suja para os canos, e evitar assim o consumo de água também contaminada.
  • Não seque totalmente a sua caixa, deixe mais ou menos 15 centímetros de água para se utilizar na sua limpeza.

Lavando a Caixa d’água

  1. Comece lavando bem as paredes e o fundo da caixa d’água utilizando assim uma escova ou ainda esponjas de fios de plástico ou mesmo que sejam de fibras vegetais. Procure evitar utilizar sabão, bem como detergentes ou qualquer outro tipo de produto utilizado.
  2. Em seguida procure retirar a água da lavagem com baldes e também retire toda a sujeira existente com as mãos ou ainda com uma pá.
  3. Procure a seguir abrir o registro até que possa preencher a caixa com pouco mais de um palmo de água sem esquecer de continuar deixando a saída de água da caixa fechada para utilização.

torneira

  1. Em seguida procure fechar o registro novamente. Utilizando baldes, procure utilizar dois litros de água sanitária para realizar a lavagem das paredes e das tampas de sua caixa. Deixe então a água sanitária agir por mais ou menos duas horas. E tenha cuidado para que neste período ninguém utilize a água e não tenha problemas.
  2. Passadas as duas horas procure abrir a saída de água da caixa para que ela possa ser esvaziada. Além disto o seu registro deverá continuar fechado.
  3. Para que possa limpar todos os canos de passagem de água da sua casa procure abrir todas as torneiras e acione em seguida as descargas.
  4. E está pronto, agora você precisa apenas fechar a tampa da caixa e abrir mais uma vez o registro e está pronta a limpeza.

É importante ter atenção a alguns pontos:

Ter cuidado na hora de fixar a escada para subir na caixa e evitar acidentes, e ainda deixar a tampa bem fechada para impedir que sujeiras possam entrar na caixa. Utilize também luvas e botas de plástico.

Comente!




*Campos obrigatórios