Como Instalar uma Tomada

Aprenda como instalar uma tomada da forma certa.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Conserto, Dicas

Algumas instalações básicas da casa como tomadas elétricas e outras instalações elétricas são mais seguras se feitas por profissionais, mas se você já tem alguma experiência e sabe mexer com instalações elétricas, alguns tutoriais simples podem lhe ajudar a fazer essas instalações. Por exemplo, iremos lhes dar um tutorial sobre como instalar uma tomada elétrica.
tomada instalada

Instalando a Tomada

Primeiro, cheque qual q voltagem da sua rede, se ela é de 127 volts ou 220v. Cheque, depois, qual tipo de tomada você precisa, se será a de 127 ou 220v, 20 A ou 10 A. As tomadas de dez amperes são usadas para qualquer eletrodomésticos, mas não podem ser usadas para aquecedores, máquinas de cortar grama, chuveiros elétricos e torneiras elétricas. Tenha cuidados específicos com a fiação dos chuveiros elétricos e prefira as tomadas de vinte amperes.

Passo á Passo

Para instalar, primeiro vá ao quadro de distribuição de energia da sua casa ou do seu prédio; leve dois fios de aproximadamente dois e meia milímetros pelo duto elétrico, por onde passam os fios elétricos de sua casa, até o local onde a tomada será instalada. Use um guia para facilitar o trabalho. Identifique bem os fios que serão usados, usar fios de cores diferentes ajudam a saber para o quê serve cada um e não causar nenhum acidentes na hora da instalação. O amarelo deve ser usado para a fase; azul neutro para tomadas de 127v, as de 220 usam fios vermelhos e o verde é o fio terra.

Instale a tomada conectando os fios em seus respectivos parafusos. Coloque o amarelo no parafuso da direita e o azul no da esquerda. O fio terra sempre deve ser colocado no meio. Agora, conecte os fios no quadro de distribuição de energia: Conecte o amarelo no parafuso do disjuntor, o azul no barramento à direita e o verde no barramento à esquerda.
Siga esse tutorial em vídeo para ter certeza que está seguindo os passos corretamente

e tenha certeza de que está colocando os fios certos nos lugares certos tanto na tomada como no quadro de distribuição e que não está deixando os fios desencapados expostos.



Comente!




*Campos obrigatórios