Como Funciona o Ciclo Menstrual

Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher, Saúde

O ciclo menstrual é um dos fatores mais importantes do corpo da mulher, pois é,onde se pode definir o momento fértil, os dias de TPM e é um ciclo tão íntimo que cada mulher passa de uma maneira, algumas sofrem mais, outras nem tanto,mas desvende o mistério que é o ciclo menstrual, onde a mulher sofre tanto com problemas no corpo como nas emoções.

cólicas

Transformações Do Corpo da Mulher

A mulher está sempre passando por diversas transformações no corpo durante a vida e pode se dizer todos os dias, pois toda mulher saudável passa pelo ciclo menstrual, que dura todos os dias da vida fértil dela, que começa desde o primeiro dia de menstruação de sua vida (menarca) até na última menstruação e que depois dela começa a menopausa.

Funcionamento do Corpo no Ciclo

O ciclo menstrual varia de mulher para mulher, pois o ciclo menstrual dura em média 28 dias, mas pode variar entre 21 a 35 dias, ou seja, pode mudar de mulher para mulher, em que se deve contar o ciclo desde o primeiro dia da menstruação até um dia antes de menstruar. Nos primeiros anos de menstruação é normal o ciclo menstrual não ser regular, pois é na fase de adolescência é que quase todas as meninas começam a ter as suas regras e o corpo ainda está em fase de maturação, ou seja,a menina ainda está se tornando uma mulher.

Passo a Passo do  Funcionamento do Ciclo

  • A primeira parte do ciclo consiste no início da menstruação, em que dura em média cinco dias, mas pode variar devido a muitos fatores, em que os dois primeiros dias são os dias de fluxo mais intenso e com o passar dos dias este fluxo vai diminuindo, é a fase em que óvulo amadurecido e que não se tornou um feto vai ser expulso do corpo e é onde o organismo começa a voltar a sua normalidade, como a expulsão de líquidos retidos pelo corpo, sendo que a semana da menstruação o corpo ainda está um pouco fraco.
  • A segunda semana o corpo retoma a sua energia,graças ao estrogênio, além de o apetite sexual está em alta,além de o corpo estar bem mais disposto e render muito mais.

ciclo

  • Já na terceira semana já pode começar a aparecer alguns sintomas de nervosismo, pele ressecada e uma vontade enorme de comer, é a época exata para começar a fazer algum tipo de exercício para evitar ganhar peso e este nervosismo ocorre graças a progesterona , que é o elemento responsável pelas mudanças hormonais.
  • A quarta semana, que é a semana antes de se menstruar é a semana da famosa TPM, onde a mulher sofre com diversos tipos de problemas, desde cólicas menstruais até mudanças enormes de humor, além de inchaço no corpo ou seja, é uma fase delicada da mulher e que todos estes problemas vão embora quando chega a menstruação, ou seja, durante os 28 dias a mulher passa por tudo isso no corpo durante toda a sua vida fértil.


Comente!




*Campos obrigatórios