Como Fazer uma Pipa de Papel

Saiba como fazer uma Pipa De Papel

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Artesanato, Variedades

A pipa é um brinquedo que sobrevive à modernidade. Empinar pipa é uma forma de pais e filhos terem um tempo divertido juntos, ao ar livre. Crianças ainda gostam de empinar pipas porque dá uma sensação de liberdade, e de que ela, a criança, está voando junto com a pipa. Por atiçar a curiosidade de meninos e meninas desde a sua fabricação até o momento de brincar com a pipa, chamar seus filhos para fazer uma pipa e depois empina-la no parque ou na rua é uma boa forma de leva-los ao ar livre e tira-los da frente da televisão e do computador.

Materiais

Para fazer uma pipa de papel você precisa de papel de seda, de preferência coloridos e, de diversas cores. O mínimo necessário são duas folhas, mas sugerimos comprar mais para fazer mais pipas e deixa-las bem coloridas. Além do papel de seda você precisa de duas varetas para cada pipa. Essas varetas devem ser, de preferência, de bambu com cinquenta centímetros de comprimento e três milímetros de espessura. Fabricantes de pipa mais experientes conseguem improvisar essas varetas de outros materiais, mas se você está começando agora, compre as de bambu com essas especificações. Por último, compre um rolo de linha número dez, cola branca e tesoura.

pipa

Modo de Fazer

Divida um dos papeis ao meio e faça um quadrado perfeito com uma das metades. Esse será o copo da pipa. Com o que sobrar desse papel e com o outro papel que comprou, faça tiras para as barbatanas. Elas devem ter aproximadamente quatro centímetros de largura. Cole as barbatanas no corpo da pipa formando um longo “rabo”.

Cole uma das varetas de bambu na diagonal do quadrado, no sentido das barbatanas. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta perto das barbatanas. Depois, enrole a linha na ponta de uma das varetas, envergue-a para que fique do mesmo tamanho da outra diagonal da pipa, prenda a outra ponta na linha. Passe a cola na vareta e grude esse arco formado por linha e vareta no corpo da pipa. Faça dois furos no corpo no ponto do cruzamento das varetas, passe a linha pelos furos e dê um nó na parte da frente sem cortar. Puxe a linha e amarre-a na ponta da vareta próxima a barbatana e corte. Para empinar, amarre o resto da linha no meio dessa armação de linha no corpo da pipa.

Para mais dicas de como fazer pipa, assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=prdQIrLcGuk



Comente!




*Campos obrigatórios