Como Fazer Cortinas para sua Casa

Aprenda a fazer lindas cortinas para a sua casa.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Decoração, Dicas

Cortinas bonitas e bem feitas na sua casa pode fazer toda a diferença na decoração do seu cômodo. Além de controlar a luminosidade, o vento e até mesmo a poluição que entra na sua casa, as cortinas dão um toque de elegância ou alegria à sua decoração, dependendo do tipo de cortina.
Quem tem dificuldades de achar uma cortina que agrade na estética e no preço, ou ainda, gosta de trabalhos manuais e de fazer as próprias decorações, fazer as próprias cortinas pode ser uma boa pedida, ainda mais que novas técnicas e novos materiais estão sempre surgindo.
cortina

Tipos de Cortina para se Fazer em Casa

Alguns tipos de cortina são mais fáceis ou mais divertidas de fazer do que outras. Quem, por exemplo, gosta daquelas cortinas antigas que mais serviam para separar os cômodos (as linhas de pipa), pode aprender a fazer uma com fuxico que fica igual àquelas usadas no tempo das nossas avós. Você vai precisar apenas de:

  • linha de pipa,
  • argolinhas de madeira,
  • miçangas de 4mm e de 16mm,
  • agulha
  • retalhos de tecidos para fazer os fuxicos,

lembrando sempre que você pode “engrossar” essa cortina fazendo mais linhas.

Tendência de Cortinas

Outra tendência é pensar na sustentabilidade e fazer cortinas com garrafas PET. Elas podem ser em argolas, mas as mais bonitas são as de flores . Para fazer essa cortina linda e que reutiliza um produto que poderia estar poluindo nosso planeta você só precisa de fundos de garrafas PET (você pode escolher de quantas cores quiser ou só transparente, depende do seu gosto. O número de garrafas depende do tamanho da cortina, faça uma estimativa sabendo que cada flor é um fundo de garrafa), fio de náilon transparente, agulha, tesoura, argolas (o material depende do seu gosto e do que combina com o ambiente), argolas para cortinas e um varão de cortina.

Quem gosta da tradicional cortina de tecido também pode fazer a sua, a seu gosto, em casa. Você só precisa escolher a estampa que mais lhe agrada e mais combina com sua decoração, de preferência de um material fino.

Para mais dicas de como fazer cortinas com ilhoses, assista ao vídeo abaixo:



1 comentário

  1. Katia Siqueira Santos

    Gostei muito das explicações, vou fazer 2 fronhas manhã mesmo!

Comente!




*Campos obrigatórios