Como Ensinar uma Criança a Andar

Saiba como Ensinar Uma Criança a Andar

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Criança

Os primeiros passos dos seus filhos sempre serão lembrados por você e por seus familiares. Aprender a andar é uma das lições mais importantes das nossas vidas e um momento libertador para a criança. Por isso, muitos pais ficam bastante ansiosos quando a idade em que a criança está pronta para andar vem chegando.
Cada criança tem seu tempo para começar a andar e devemos respeitar esse tempo, mas os primeiros passos costumam chegar entre os nove e dezoito meses de idade. Para que a criança aprenda a andar, porém, é importante que os pais e familiares estimulem a criança.

Estimulando a Criança a Andar

O começo desse processo é quando a criança já está pronta para ir pro chão. Deixe a criança deitar e rolar no chão, estimule-a a engatinhar para pegar brinquedos ou ir até você, não a deixe no colo o tempo todo e não leve tudo para ela antes de pelo menos faze-la se esforçar um pouco. Quando o bebê estiver engatinhando, deixe-o mais no chão do que no braço ou no berço, faça de sua casa um local seguro e deixe-a explorar à vontade (com algum adulto perto e atento à criança, claro).
Quando o bebê já está engatinhando mais rapidamente, rolando e escalando escadas com a mão, ela já está pronta para andar.

criança andando

Muitas vezes, só de deixar a criança livre para explorar e pedir para que ela pegue as coisas sozinha já a leva a tentar a andar e a consegui-lo, mas você pode sim fazer alguns exercícios para estimulá-la.

Exercícios os Para Andar

O primeiro exercício que sugerimos é ficar a mais ou menos um metro de distância da criança e chama-la até você. Deixe-a ir sozinha, sem sua ajuda, do jeito que ela preferir. Depois, peça para alguém segurar a criança em pé e deixa-la dar passinhos enquanto segura sua mão até ela chegar a você. Ao longo do tempo, vá soltando-a lentamente, deixando-a tentar dar passos sozinha, mas estando bem perto para segura-la quando ela falsear o passo ou cair. Você vai ver que aos poucos, a criança vai ficar mais segura e começar a andar sem ajuda.



Comente!




*Campos obrigatórios