Como Economizar Energia

Tenha dicas para fazer economia de energia

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Dicas

Economizar energia elétrica é uma lição que todos nós precisamos aprender. Isso porque não é sustentável para o nosso planeta consumir energia elétrica sem limites, pois isso faz com que seja necessário construir mais usinas, represar mais rios, alagar mais cidades e terras produtivas. Além de pesar na consciência ambiental, a conta de energia pesa bastante no seu bolso todo o mês, e saber economizar no consumo vai fazer uma grande diferença no montante de suas despesas mensais.

Como Economizar Energia

Outro importante motivo para aprender a economizar energia é que o Brasil está sempre sob ameaça de um apagão. Como nossa agricultura e indústrias vêm se modernizando, e nosso povo aumentando a capacidade de consumo, nossa infraestrutura está sempre próxima ao limite de produção de energia. Porém, se cada casa brasileira economizar o consumo de energia em dez por cento, o risco de apagão já desaparece.

energiaDicas de Economia

Pequenas e grandes ações que irão economizar energia elétrica em sua casa:

  1. Utilizar lâmpadas econômicas. As lâmpadas mais econômicas são as de Led; apesar de ser mais caras, elas compensam pela economia na conta de energia e pelo fato delas durarem bastante tempo. Mas, caso ainda seja pesado demais colocar lâmpadas de Led na casa inteira, as lâmpadas fluorescentes compactas também são bem econômicas e de preço acessível. Não compre as incandescentes amarelas, elas esquentam mais o ambiente e gastam muita energia.
  2. Tente utilizar a luz natural o máximo que puder.
  3. De dia, deixe as janelas abertas, experimente colocar claraboias e novas aberturas para luz em sua casa.
  4. Coloque as áreas de trabalhos nos lugares mais iluminados.
  5. Deixe a luz elétrica somente para a noite.
  6. Pintar os ambientes de luzes mais claras também ajudam nesse aspecto porque a cor clara irá refletir a luz e deixar seu ambiente mais iluminado. Pintar os tetos de branco ajuda bastante para quem quer otimizar o uso da luz natural, pois o teto claro irá refletir luz para todo o ambiente.

Economizando nos Eletrodomésticos

  1. Compre eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos em geral que economizem energia.
  2. Procure pela categoria A do selo Procel de Economia de Energia.
  3. Mantenha o ar condicionado limpo, pois um filtro sujo faz o aparelho trabalhar mais e gastar energia.
  4. Não deixe luz, ar condicionado, rádio, aparelho de som ou luz ligado quando não estiverem sendo usados.


Comente!




*Campos obrigatórios